Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/06/2024

CBIC destaca a importância do compliance na construção   

Na última quarta-feira (19), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI-AL) promoveu um seminário para discutir a importância do compliance na construção. Ana Cláudia Gomes, vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), participou remotamente do evento e enfatizou a relevância desse tema para a gestão de riscos e a reputação das empresas do setor.

Durante o evento, Ana Cláudia enfatizou o papel da ética e do compliance como pilares fundamentais para fortalecer a imagem das empresas frente ao mercado e à sociedade. Segundo ela, “a adoção de práticas éticas não apenas mitiga riscos legais e operacionais, mas também posicionam as empresas como agentes de desenvolvimento social e econômico”. 

“A CBIC tem o compromisso de promover a integridade dentro da cadeia produtiva da construção civil, representando mais de 2,6 milhões de trabalhadores formais no Brasil”, afirmou Ana Cláudia. Ela destacou que iniciativas como o Dia Nacional da Construção Social e o programa “Elas Constroem”, focado na inclusão feminina no setor, são exemplos de como a CRS tem impulsionado práticas responsáveis. 

Além disso, Ana Cláudia anunciou a atualização de uma pesquisa sobre o perfil do trabalhador da construção civil, visando entender melhor suas demandas e contribuir para a qualificação e retenção desses profissionais. 

O evento também abordou a adaptação das empresas à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), enfatizando que muitas práticas já estão alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável e social. Ana Cláudia ressaltou a importância de as empresas, independentemente do tamanho, implementarem programas de ética e compliance para fortalecer sua cultura organizacional. 

Ao final, os participantes foram convidados a conhecerem os materiais orientativos e guias produzidos pela CBIC para apoiar as empresas na implementação de programas de compliance. 

Por fim, o evento reforçou o compromisso da CBIC em liderar a transformação do setor, promovendo práticas sustentáveis e éticas que contribuem para o crescimento econômico e social do país. 

O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
SINDICIG
Sinduscon-ES
Sinduscon-PB
Assilcon
SECOVI-GO
ADEMI-AM
Sinduscon-SE
Ademi – AL
ADIT Brasil
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea