Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/08/2020

CBIC debate eventuais contribuições para a revisão da Norma de Desempenho

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu nos dias 21 e 27 de agosto para eventual envio de contribuições para a revisão da Norma de Desempenho, referentes ao Desempenho Térmico.

Durante as reuniões, os membros do Gant, por meio das entidades que representam, aprofundaram-se nas propostas apresentadas para a revisão da norma, fazendo análises, testes e simulações em projetos existentes, objetivando embasar seus pareceres. “Aproveitamos para parabenizar as apresentações realizadas na reunião de hoje (27) pelo Sinduscon-PE e Sinduscon-BC”, destaca o grupo.

O Gant convidará o relator do Grupo de Trabalho de Desempenho Térmico, Roberto Lamberts, para participar, na próxima semana, de uma reunião para tratar das dúvidas decorrentes das análises e propostas que estão sendo levantadas pelos participantes.

Dentre as discussões das reuniões, destaque para a influência da degradação na absortância em superfícies externas de acabamento e coberturas, o processo de avaliação do desempenho térmico de sistemas de vedações verticais externas (SVVEs), por meio do Procedimento Simplificado e do Procedimento de Simulação Computacional e ainda a discussão das condições de entorno do empreendimento, na fase de projeto, na simulação térmica e a comprovação futura dessas condições.

 

 

O líder do Gant, Roberto Matozinhos, ressalta: “É importante as construtoras participarem da revisão da norma de Desempenho e estamos trabalhando para que, por meio das entidades de todo o Brasil, que participam do nosso grupo, possamos garantir a representatividade que uma proposta de revisão precisa ter”.

Em face dos bons resultados obtidos nas reuniões realizadas para discussão do Desempenho Térmico, o Gant pretende repetir a mesma dinâmica com as propostas de revisão do Desempenho Acústico.

A próxima reunião Plenária da Comissão de Desempenho, para tratar do Desempenho Térmico, está prevista para o dia 17 de setembro e os interessados poderão enviar um e-mail para [email protected], com seu nome completo e informando que deseja participar da CB-002/CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações desta e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RN
Sinduscon-BA
APEOP-PR
Sinduscon-RIO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SF
Sinduscon-MT
Sinduscon-SP
Sinduscon-ES
Sinduscon-Joinville
ASSECOB
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea