Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/06/2024

CBIC conhece IGMA e discute parceria com Instituto Aquila

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Instituto Aquila, consultoria internacional de gestão, trocaram experiências com vistas à criação de parceria para a produção de conhecimento que estimule melhorias nas cidades brasileiras. O ponto de partida é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma de tecnologia e inovação criado pelo instituto para promover o chamado Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano, avaliando o desempenho das administrações públicas municipais brasileiras.

“A plataforma é muito convergente com temas estratégicos para o nosso setor, com um olhar para a qualidade de vida nas cidades e a qualificação da gestão”, comentou o presidente da CBIC, Renato Correia. Acompanhado pelo vice-presidente da área Infraestrutura da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, ele foi recebido pelo vice-presidente do Conselho e sócio do Instituto Aquila, Henrique Massa, na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo. “Foi uma ótima reunião, são muitas as conexões desse projeto com a CBIC, em várias frentes”, disse Lima Jorge.

O Índice de Gestão Municipal Aquila é formado por é por seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para monitorar o desempenho das administrações, a plataforma percorre 72 indicadores, que sofrem atualizações diárias, por meio de um algoritmo próprio.

O IGMA é alimentado por dados oficiais e públicos das 5.568 cidades brasileiras. A plataforma consolida, cruza e organiza as informações e cada município recebe uma nota, de 0 a 100, com base no desempenho em cada pilar. Uma cidade com pontuação acima a partir de 80 é considerada excelente. “Esse projeto permite conhecermos os desafios e avanços em curso nas cidades brasileiras”, explicou Henrique Massa. Os resultados do IGMA ancoram o Prêmio Band Cidades Excelentes, láurea criada pela TV Bandeirantes para reconhecer as cidades brasileiras com melhor desempenho no indicador. Criada em 2021, a premiação é anual.

Durante a reunião, o presidente da CBIC apresentou as linhas gerais do projeto O Futuro da Minha Cidade, iniciativa da Comissão de Meio Ambiente (CMA) em correalização com o SESI, que parte de uma provocação ao cidadão: você quer decidir o destino da sua comunidade, protagonizando e induzindo mudanças e melhorias, ou prefere ser refém das decisões de terceiros? É uma ação da CBIC com foco no ambiente urbano, para estimular a cidadania e a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras.

Criado em 2012, tendo como inspiração e referência iniciativa desenvolvida na cidade de Maringá (PR) sob a liderança do então prefeito Silvio Barros, consultor da entidade, busca a formação, a organização e o protagonismo da sociedade civil na gestão das cidades, constituída por uma governança capaz de planejar o futuro, de forma a organizar as escolhas feitas no presente, com o acompanhamento das ações do poder pública e sua aderência ao que foi planejado.

“A qualidade de vida nas cidades e a importância de uma administração pública eficiente são temas estratégicos para a CBIC, dentro de uma visão mais ampla da inserção do setor da construção na sociedade”, aponta Renato Correia. Na parceria com o SESI, o Futuro da Minha Cidade contabiliza 31 cidades onde foram realizados eventos de sensibilização.

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PE
Sinduscon-SP
Sicepot-PR
Ademi – SE
Sinduscon-RS
Sinduscon-TO
Sinduscon-Pelotas
SINDICIG
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-SP
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea