Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/08/2020

CBIC capacita jovens líderes para o setor da construção civil

 O Grupo CBIC Jovem participou ontem (25), via zoom, do segundo encontro com o consultor Roberto Lopes, head de inovação da BetaHauss, sobre a transformação do papel das empresas na mudança da lógica corporativa, que tem impactado setores com o da construção civil. A iniciativa integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

A capacitação visa agregar até dezembro deste ano novas competências ao desenvolvimento dos 16 jovens que integram o grupo. A formação tem como foco liderança de mudanças, gestão de estruturas ágeis e inspiração de pessoas, colaboradores e stakeholders.

O primeiro encontro virtual tratou da necessidade dos jovens mudarem o modelo mental exploratório a partir da nova lógica corporativa, a fim de se adaptarem ao novo, bem como sobre a importância do desenvolvimento de habilidades comportamentais, como criatividade e flexibilidade cognitiva.

Como resultado da aula do dia 19 de agosto, os jovens apresentaram os compromissos assumidos para mudar seus respectivos mindsets e se adaptarem melhor às rápidas transformações observadas no mercado de trabalho mundial.

 

Cconsultor Roberto Lopes, head de inovação da BetaHauss

 

No segundo encontro foi explorado, entre outros, o modelo de negócio de Plataforma na construção civil e o nível de envolvimento dos seus players. “É um novo modelo de negócio, feito por pessoas que pensam ele muito mais como ferramenta, que traz rupturas profundas e peculiares, usado por empresas como Google, Apple e Amazon. Um modelo que está em voga pela lógica que foi concebido e funciona”, destaca Roberto Lopes.

“Ontem demos um passo importante, dentro do projeto, que é o início da etapa de capacitação do grupo que hoje compõe o CBIC Jovem, desenvolvendo competências das soft skills – as chamadas competências interpessoais. Estamos desenvolvendo jovens com a perspectiva do associativismo, engajados e disponíveis para trabalhar pelo coletivo, para a melhoria do setor”, destaca a presidente da CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes.

O próximo encontro do Grupo CBIC Jovem será no dia 1º de setembro, das 19h às 21h. Ao final da capacitação, espera-se do grupo as seguintes habilidades/competências:

  • Resolução de problemas complexos;
  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Gestão de pessoas;
  • Coordenação;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de julgamento e de tomada de decisões;
  • Orientação para servir;
  • Negociação, e
  • Flexibilidade cognitiva.

 

Grupo CBIC Jovem: novas lideranças

Criada em 2016, a iniciativa de formação de grupo de jovens empresários e gestores da construção civil e incorporação imobiliária das cinco regiões do País é uma das principais ações de responsabilidade social da CBIC e visa cumprir o objetivo estratégico de fortalecer o setor da construção e fomentar avanços e modernização.

A ideia é formar novos líderes para estimular a renovação de lideranças e o fortalecimento da indústria da construção, tendo o associativismo como vetor, enraizando uma nova mentalidade na indústria da construção, ancorada na combinação da absorção da tecnologia e inovação com a experiência e as melhores práticas registradas no setor da construção.

“O atual Grupo CBIC Jovem foi constituído em dezembro de 2019, fruto de um processo seletivo extremamente rigoroso, que trouxe jovens engajados, talentosos e envolvidos com o futuro da construção civil para efetivamente colocar a indústria da construção dentro da agenda da inovação, da melhoria da produtividade, do aumento da competitividade”, menciona Ana Cláudia.

O grupo é composto por 16 jovens empresários de diversas regiões do Brasil, com idade entre 22 e 35 anos (engenheiros, arquitetos e de áreas afim) nos níveis técnico, executivo e recém-formado. Com vocação para o empreendedorismo, eles foram selecionados por uma chamada pública virtual realizada pela CBIC no final de 2019.Do primeiro Grupo CBIC Jovem participaram 18 jovens, cujo processo de formação foi concluído em maio de 2019.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RN
AELO
Ascomig
ADIT Brasil
Sinduscon-MT
Sinduscon-ES
Sinduscon-Oeste/PR
ASBRACO
Abrainc
Sinduscon-AL
Ademi – ES
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea