Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/11/2023

CBIC avança debates sobre Construção 2030

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu, nesta quarta-feira (29), representantes do setor produtivo da indústria da construção para debater “O desafio das barreiras para a industrialização da construção”. O encontro faz parte da retomada dos debates sobre o projeto Construção 2030, desenvolvido em 2018, a partir de uma parceria com o Senai. 

O vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, destacou que a evolução do setor nos últimos cinco anos comprovou a consistência do projeto e a importância de sua atualização. O setor da construção precisa de um direcionamento para avançar no futuro da construção e a CBIC é um dos norteadores deste trabalho. “O projeto só vai dar certo se trabalhar em conjunto com a cadeia produtiva”, disse. 

O consultor do projeto Construção 2030, Fábio Queda, destacou a importância do projeto para acelerar a industrialização do setor, e conduziu uma oficina com dinâmicas que envolveram a interpretação das principais barreiras destacadas pelo setor da construção. O grupo de trabalho formulou ações diversas levando em conta aspectos elencados pelo consultor, como fatores internos às empresas e organizações do setor da construção;  tecnologia e infraestrutura; logística e cadeia produtiva; ambiente econômico e capital humano; além de debater barreiras e ações associadas ao setor público, governos e políticas públicas. 

“Este trabalho permitirá organizar um mapa de ação e criar uma agenda para a CBIC executar o projeto Construção 2030, no próximo ano. Dessa forma, a CBIC poderá fazer a articulação necessária para reduzir as barreiras que foram compiladas pelo grupo e atuar nas ações  prioritárias para avanço em inovação e tecnologia do setor”, disse. 

José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC, apontou a relevância do debate para a ampliar a construção e reduzir entraves. “Cada dia mais vejo a importância de estarmos discutindo a industrialização do setor. É preciso avançar na qualidade, produtividade e saber como nosso produto se encaixa melhor na vida das pessoas”, disse. 

A industrialização da construção é o assunto do momento, o que torna o evento de enorme importância. “O evento proporcionou o encontro com as maiores referências da engenharia e industrialização no Brasil e foi possível desenvolvermos um raciocínio estratégico, com as principais demandas, para serem colocados em prática pela CBIC”, destacou o engenheiro, Luiz Henrique Ceotto.

“A troca de experiências fez parte de um debate democrático e enriquecedor. Foram definidas ações específicas, que em termos de planejamento, geram um resultado muito bom e retomam o projeto de maneira muito consistente”, apontou o professor da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Cardoso. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Chapecó
Ascomig
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-TAP
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-AL
Sinduscon-ES
Sinduscon-SP
Sinduscon – Grande Florianópolis
APEMEC
Sinduscon-SF
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea