Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/12/2018

CBIC assume presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi escolhida nesta quinta (6) para presidir o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH). A decisão ocorreu em reunião no Ministério das Cidades. Também foram celebrados os 20 anos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

A CBIC será representada por Marcos Galindo, integrante da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da entidade e do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA). A presidência do CTECH dura dois anos e é revezada entre iniciativa pública e privada.

“Quero agradecer pela confiança de todos, em nome da CBIC. Isto é algo que todos valorizamos no PBQP-H: a gestão compartilhada. Dessa forma, unimos o poder público, a iniciativa privada e o conhecimento acadêmico para elevar a qualidade e produtividade das obras habitacionais brasileiras, principalmente na área das habitações sociais”, comemorou Marcos. “É um desafio, mas está sendo vencido pouco a pouco, passo a passo. ”

Vinculado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o CTECH tem a função de tem a função de apoiar as inovações tecnológicas no setor de habitação e no ambiente construído, além de atuar junto ao governo para o desenvolvimento de políticas públicas.

O comitê conta com a participação de outros ministérios e agentes governamentais, além de agentes de fomento e representantes da cadeia produtiva da construção.

PBQP-H comemora 20 anos de atividade
Criado em 1998, o PBQP-H é um dos instrumentos do Governo Federal voltado para aprimorar a qualidade do habitat e a modernização produtiva no setor habitacional – e principalmente o de habitações sociais –, por meio da implementação de sistemas de avaliação e qualificação de produtos e serviços.

Em comemoração às duas décadas de trabalho, foi lançado durante a reunião desta quinta o livro “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – 20 anos / 1998-2018”. A publicação conta a história da iniciativa, como ela funciona, quais são seus objetivos e desafios para o futuro.

A Secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro de Campos Lira, que deixou hoje a presidência da CTECH, ressaltou a importância do programa. “O Ministério das Cidades tem enorme orgulho de estar dentro dessa casa e de melhorar juntos a qualidade de vida das pessoas deste país”, afirmou.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
ADEMI-AM
Sinduscon-Joinville
SECOVI-SP
Sicepot-PR
Sinduscon-SE
Sinduscon-AM
Sinduscon-BC
Sinduscon-RO
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI- PB
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea