Logo da CBIC

Agência CBIC

26/11/2021

CBIC apresenta pauta ambiental do setor em Congresso do Minascon

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti, apresentou, no dia 24/11, a “Pauta Ambiental da Indústria da Construção”, durante o Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade do Sinduscon-MG, no Minascon.

Coordenado pelo vice-presidente da área de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Adriano Maneta, o debate teve como foco temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade na construção civil. O evento foi realizado pelo Sebrae, Sesi, Senai e Fiemg.

Sobre a Pauta Ambiental da Indústria da Construção, Nilson Sarti destacou o trabalho desenvolvido pela CMA/CBIC, que busca incentivar os investimentos em construções mais sustentáveis, gerar emprego e renda e mitigar os riscos sócios ambientais para as empresas. Assim como engajar o setor nas metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável relacionado à ação climática para 2030.

Neste sentido, mencionou ações da entidade relacionadas à Lei Geral de Licenciamento Ambiental, cuja expectativa é dar maior segurança jurídica para o Estado e o empreendedor. Salientou também a importância de colocar os objetivos das empresas dentro do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Informou que os temas prioritários do setor estão relacionados a incentivo às construções mais sustentáveis, bem como a proposições de legislações e políticas públicas ambientais, dentre elas: emissões de carbono, resíduos, áreas contaminadas, código ambiental urbano, reuso de água, energia fotovoltaica, lei geral de licenciamento ambiental e ESG.

Sarti frisou o apoio da CBIC ao desenvolvimento de boas práticas, como o IPTU Verde, a Outorga Verde e o Financiamento Verde. Citou também a parceria com o IFC, com uso do Edge para a meta de carbono zero no setor, assim como a existência de Conselhos de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codeses) implantado em várias localidades, como resultado do projeto O Futuro da Minha Cidade da CBIC.

No que se refere à COP 26 e aos desafios da construção civil no compromisso de redução das emissões de carbono, Sarti reforçou que “a redução das emissões de carbono nas construções deve ser vista como oportunidade e não como mais uma exigência”, frisou.

Já o consultor da CBIC, Marcos Saes, apresentou a Agenda Ambiental Urbana e os Impactos na Construção, com foco em dois projetos de lei:  Regularização das APPs em Área Urbana e Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

A Ferramenta de Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Consumo Energético para as edificações – CeCarbon, que visa a transição para uma economia sustentável, foi apresentada pela coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do Sinduscon-SP, Liliam Sarrouf.

O instrumento foi desenvolvido em parceria com o Sinduscon-SP, GIZ Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Nacional de Habitação. A ideia é, a partir de 2022, potencializar seu uso a nível nacional para formar uma base de dados para o setor de edificações no Brasil e possibilitar a compatibilidade entre obras da mesma tipologia.  Saiba mais sobre a ferramenta. www.cecarbon.com.br

Também participaram do evento:

  • Renato Michel, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)
  • Teodomiro Diniz Camargos, presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg,

O assunto tem interface com o projeto “Desenvolvimento sustentável na indústria da Construção” da Comissão de Meio Ambiente (CMA), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Janeiro/2022

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-Joinville
ASBRACO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-MS
Sinduscon-DF
Sinduscon-AL
Sinduscon-SP
ASSECOB
Sinduscon-MA
Sinduscon-RIO
Sinduscon-CE
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X