Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/03/2019

CBIC apresenta cases de sucesso em responsabilidade social

Experiências e boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade no setor da construção serão um dos destaques do próximo seminário promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nessa quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. Entre as atividades previstas, está a palestra do consultor da CBIC e diretor da NHK Sustentabilidade, Rafael Tello, que apresentará cases de sucesso brasileiros e internacionais. O evento será transmitido ao vivo pela página de Youtube da CBIC.

Com o título “O Futuro da Construção e o avanço da Agenda de Sustentabilidade na visão do consumidor, investidor e empreendedor”, o evento visa debater a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em casos reais no âmbito empresarial. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

Tello apresentará um levantamento produzido pela CBIC com 20 empresas que tiveram abordagens inovadoras para enfrentar os desafios de sustentabilidade. “Queremos ter uma visão ampla sobre como é possível contribuir para os objetivos da ONU e como esse trabalho pode ser replicado para o setor como um todo”, explica.

Os cases incluem soluções das mais criativas, adianta Tello. “Uma empresa goiana, por exemplo, estabeleceu um programa de gestão de resíduos e definiu que, uma vez alcançada a meta, os materiais economizados seriam utilizados para construir uma casa para um funcionário”, relata.

Para Tello, fomentar a participação do setor da construção no cumprimento da Agenda 2030 da ONU é essencial não apenas do ponto de vista sustentável, como também de mercado. “Investir na área de sustentabilidade serve como um instrumento para que as empresas acelerem a saída da atual crise econômica”, ressalta. “Possibilita trabalhar de forma mais eficaz, gastar menos recursos e ter melhor engajamento de clientes e funcionários, além de dar acesso a linhas de financiamento diferenciadas.”

Para vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, também enfatiza a importância do assunto. “O objetivo do seminário é mostrar para o empreendedor que a prática proativa na área de sustentabilidade também tem um papel estratégico, porque insere valor agregado para o consumidor, o financiador e o próprio empreendedor, que terá um diferencial no mercado”, resume.

Segundo Gomes, outro destaque da programação será a formação de grupos de trabalho entre os participantes para analisar o ciclo produtivo do setor e observar para quais ODS é possível contribuir ou reduzir o impacto da construção no meio ambiente. “Existem linhas de financiamento especiais para empresas que cumprem esses objetivos, então é um grande atrativo”, acrescenta.

O seminário tem correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), dentro do projeto Boas Práticas de Responsabilidade Social.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-PA
APEOP-PR
Sinduscon-AM
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-JP
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SF
ASSECOB
Sinduscon-RS
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea