Logo da CBIC

Agência CBIC

23/04/2019

Cascavel promove seminário sobre os prós e contras da terceirização

A terceirização sob as óticas do direito e da segurança no trabalho foi o foco do Seminário ‘Gestão de terceirizados na Construção Civil’, uma iniciativa do CPRT (Comitê de Políticas e Relações do Trabalho) do Sinduscon Paraná Oeste, realizada no dia 23 de abril, em Cascavel (PR).

O evento contou com a participação de dois especialistas no tema: Joaquim Pereira Alves, advogado e assessor jurídico do Sinduscon Paraná Oeste e Agnaldo Mantovani, engenheiro de Segurança no Trabalho e coordenador do CPRT.  

Publicidade

Segundo Joaquim, a Lei Federal 13.429/17 alterou dispositivos de outra lei, a 6.019/74, que dispunha sobre o as relações de trabalho em empresas de prestação de serviços a terceiros. “Essa nova legislação trouxe responsabilidades adicionais à empresa contratante, ou tomadora dos serviços. Antes, essa responsabilidade recaía somente em casos decorrentes de créditos trabalhistas, mas agora, também, abrange a segurança e o ambiente do trabalho. Isso significa que, no caso de acidentes de trabalho, por exemplo, a responsabilidade torna-se da empresa contratante. Outra nota técnica do Ministério da Economia, que absorveu as antigas atribuições do Ministério do Trabalho, atribui a responsabilidade sobre eventuais irregularidades da empresa terceirizada para aquela que a contratou, por ter deixado de fiscalizar esses problemas.  

Seminário ‘Gestão de terceirizados na Construção Civil’

Já Mantovani ressaltou que o empresário ou gestor de empresas que contratam outras precisa ter segurança jurídica e operacional para não expor sua empresa a fragilidades. “É para isso que estamos emitindo esse alerta. As punições são rigorosas e podem afetar a saúde financeira da empresa. Para que a empresa continue sustentável e viável, é preciso estar atento a essa compreensão”. 

De acordo com Mantovani, o empresário não pode limitar seu interesse às vantagens econômicas. Outras vantagens surgem da terceirização, como a mudança e profissionalização de foco de gestão e que virão lá na frente, associadas à produtividade, qualidade e entrega final do produto ao cliente. Precisamos saber eleger corretamente quem vamos trazer para o nosso convívio na condição de empresa terceirizada. O evento foi patrocinado pelas empresas AM Engenharia e Marins Bertoldi Advogados. 

 

 

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Agosto, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

13Agoallday25allday2° Brasília Cidade Design

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-AC
Sinduscom-NH
Sinduscon-Extremo Oeste
Sinduscon-PB
Sinduscon-Oeste/PR
APEOP-PR
Sinduscon-SM
Sinduscon-RIO
Sinduscon-PR
Sinduscom-SL
Sinduscon-RN
Sinduscon-Pelotas
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X