Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/01/2021

Canteiros de obras resistem ao aumento da contaminação da Covid-19 

Rigor nas medidas de prevenção à Covid-19 é reforçado diariamente nos canteiros de obras de São Paulo. Os casos suspeitos de contaminação pela doença nos canteiros de obras aumentaram ligeiramente de 0,11% para 0,21% do número de trabalhadores; e os confirmados oscilaram de 0,05% para 0,06%. Os dados são da 34ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”.

Realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Sindicato da Habitação (Seconci-SP), a pesquisa revela que a incidência de casos em relação ao total dos trabalhadores segue baixa, na comparação com o aumento expressivo do número geral de casos no Estado.

“O momento é muito preocupante diante da escalada da doença, e os canteiros de obras seguem agindo de forma correta, reforçando diariamente o rigor nas medidas de prevenção”, comentam os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Secovi-SP, Haruo Ishikawa.

Nesta 34ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 528 obras, envolvendo 34.633 empregos diretos e terceirizados, de 7 a 13 de janeiro.

Principais resultados da 34ª Pesquisa:

  • 0,21% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,06% afastados por confirmação da doença;
  • 527 obras em andamento e 1 parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 95% fornecem máscaras para o transporte;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa. Para isso, basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-PB
Sinduscon-SF
Sinduscon-PE
Ademi – AL
Sinduscon-TO
Ascomig
Sinduscon-JP
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PLA
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea