Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/06/2024

CANPAT terá foco no impacto das normas na gestão de SST

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, nesta quinta-feira (20), em evento online, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2024, com o tema central ‘Impactos das normas regulamentadoras na gestão da saúde e segurança do trabalho na indústria da construção’. A iniciativa, que se estende até 11 de outubro, busca conscientizar trabalhadores, empregadores e demais atores do setor sobre a importância da segurança no trabalho e dos impactos das Normas Regulamentadoras (NRs) na gestão da SST.

O vice-presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CPRT) da CBIC, Ricardo Michelon, destacou a relevância do tema para o setor. “Esse ano, vamos abordar a importância normas regulamentadoras na gestão de SST no setor. É um assunto de extrema relevância para o nosso setor e que vamos desenvolver esse tema em conjunto”, disse.

Michelon ressaltou ainda a importância da cultura de prevenção, pois, para ele, ela contribui para a evolução das equipes de trabalho, da evolução do setor como um todo. “A prevenção também tem um papel fundamental nesse desafio de aumentar a atratividade de profissionais para o nosso setor da construção”, avaliou.

O presidente da Associação Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, corroborou a importância da segurança como fator de atratividade para o setor. “Sabemos que a construção, pela natureza da atividade, possui um alto grau de risco de acidentes e, por isso, exige de todos nós o grande comprometimento em ações que ajudem a conscientizar para a prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho”, enfatizou.

Trazendo o ponto de vista do Poder Executivo, o secretário de Inspeção do Trabalho substituto do Ministério do Trabalho e Emprego, Rogério Araújo, reforçou o compromisso do governo com a segurança na construção. “É muito gratificante fazer parte desse momento, para trazer informações para os atores envolvidos na prevenção de acidentes no trabalho na indústria da construção – que é um setor extremamente importante para o desenvolvimento e crescimento do país, geração de empregos”, destacou.

A gerente de Soluções Integradas de Saúde e Segurança do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Katyana Aragão, apresentou as iniciativas da instituição na área. “O Sesi vem desde 2016 atuando numa estratégia de digitalização dos seus produtos com foco na ampliação do acesso a saúde para os trabalhadores. Acesso a mais saúde para os trabalhadores é mais produtividade para as empresas e a indústria da construção faz parte”, adiantou.

O membro do Conselho Deliberativo da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e coordenador de SST da CPRT/CBIC, Haruo Ishikawa, enfatizou a importância da CANPAT Construção. “Essa Campanha tem sido muito relevante para fortalecer a saúde e segurança do trabalho na construção”, registrou.

Ishikawa finalizou sua participação com um chamado à ação. ”As nossas empresas precisam melhorar, continuamente, a gestão de saúde e segurança. Como eu falo sempre, investir em segurança dá lucro para a empresa”, convocou Ishikawa.

O tema tem interface com o projeto ‘Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho’, da CPRT da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
ADIT Brasil
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-RO
APEOP-SP
Sinduscon-PA
Ademi – ES
Sinduscon – Vale
Sinduscon-MG
Sinduscon-CE
Sinduscon-Joinville
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea