Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2017

Câmaras do setor da construção de 18 países latino-americanos se reúnem na próxima semana na Argentina

Agenda inclui reunião do Conselho Diretivo da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção

 Representantes das Câmaras da Construção da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Dominicana, El Salvador, Uruguai e Venezuela, que integram a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), se reúnem nos próximos dias, em Buenos Aires, na Argentina, para a LXXVIII Reunião do Conselho Diretivo da FIIC e o 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção. A anfitriã dos eventos será a Câmara Argentina da Construção (Camarco). A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participará das reuniões, representada pelo presidente José Carlos Martins, e pelo representante da entidade na FIIC e membro do conselho Diretor da FIIC, Murillo Allevato. “A expectativa com os eventos é muito boa devido a efetiva integração das informações intercambiadas entre os 18 países que compõem a FIIC”, destava Allevato.

O Conselho Diretivo da FIIC se reunirá nos dias 2 e 3 de outubro, no Salon La Pampa do Hotel Sheraton Buenos Aires, ocasião em que os membros das 18 Câmaras da Construção terão a oportunidade de trocar experiências sobre temas de interesse do setor na América Latina, bem como avaliar os resultados das Comissões Técnicas da FIIC e programar ações futuras. Destaque para as plenárias das comissões: Inconet, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Infraestrutura, Construção Sustentável, Responsabilidade Social Empresarial e Anticorrupção.

Construção Sustentável

Desde 2015, a CBIC coordena a Comissão de Construção Sustentável da FIIC. Durante a reunião do dia 2 de outubro, o presidente José Carlos Martins fará um breve relato sobre as ações desenvolvidas pela comissão até o momento, com destaque para a parceria desenvolvida pela CBIC e outras Câmaras integrantes da FIIC, e o International Finance Corporation (IFC)/Banco Mundial para estabelecer mecanismo de difusão do Programa Edge no Brasil no segmento da construção civil.

O Excellence In Design for Greater Efficiencies (Edge) é um software de certificação, que permite determinar a viabilidade financeira de um projeto de construção sustentável em sua fase inicial de elaboração. Ele simplifica os procedimentos para obtenção das qualificações que credenciam um edifício verde. Trata-se de uma plataforma de consulta online e acesso livre que permite uma avaliação da performance da construção em três áreas: energia, água e energia obtida dos materiais.

Martins também dará ciência da participação da CBIC no 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema, que será realizado de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília, com a participação dos principais especialistas, gestores e organizações em água do mundo. Além das ações junto ao Grupo de Construção Sustentável da Confederation of International Contractors Associations (CICA) no que se refere à Aliança Global para os Edifícios e a Construção (GABC), iniciativa lançada na COP21, como parte da Agenda de Ação de Lima, em Paris.

Congresso Interamericano

Já no dia 4 de outubro, no Hotel Sheraton Buenos Aires, terá início o 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção. Ocasião em que, entre outros, será realizada a cerimônia de entrega do 3º Prêmio Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial FIIC para o biênio 2017-2019. A premiação reflete a evolução e a importância da responsabilidade social no cotidiano dos negócios das empresas, associadas às Câmaras membros da FIIC.

A empresa Pontal Engenharia Construções e Incorporações Ltda, uma das três empresas líderes no campo da responsabilidade social na América Latina a receber a premiação, foi indicada pela CBIC para concorrer ao 3º Prêmio Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial FIIC.

No mesmo dia, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, juntamente com o vice-presidente Corporativo de Setores Produtivo e Financeiro (CAF), Manuel Malaret, e o presidente da CICAJorge Mas Figueroa, abordarão o tema “Fortalecimento das pequenas e médias empresas latino-americanas”. O painel será moderado pelo vice-presidente da FIIC, Iván Szczech.

Clique aqui para mais informações sobre a LXXVII Reunião do Conselho Diretivo e do 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
Sinduscon-AC
SINDICIG
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RS
ASEOPP
ADEMI-AM
Sinduscon-MS
Sinduscon-JP
Sinduscon-PR
Sinduscon-BNU
Sicepot-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea