Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/04/2015

Caged deve vir ainda pior

"Cbic"
23/04/2015

Correio Braziliense – 23 de abril

Caged deve vir ainda pior

 NÍVEA RIBEIRO

Especial para o CorreioO Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulga hoje o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a março, revelando aquele que pode ser o pior trimestre para a geração de empregos desde 1999. As previsões são de fechamento de até 60 mil postos de trabalho apenas no mês passado. No acumulado do ano, a perda de vagas deve chegar a 80.732, e, nos últimos 12 meses, a 47.228.

Para o professor Carlos Alberto Ramos, do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), a queda nos níveis de emprego ainda é reflexo da atividade econômica fraca do último ano. "As firmas, quando demitem, têm muitos custos. Por conta disso, quando a situação é negativa, as empresas tendem a não demitir no primeiro momento. As dispensas são o último recurso para lidar com a crise", explica.

O economista da Confederação Nacional do Comércio Fábio Bentes acredita que 21,5 mil postos foram fechados em março, principalmente na construção civil e na indústria. Setores que, na opinião dele, continuarão a pressionar o indicador de desemprego. "Os primeiros meses de 2015 foram muito ruins. Até setores que permaneciam imunes às variações, como os serviços e o comércio, começaram a sofrer", afirma. Na opinião de Ramos, da UnB, mesmo que haja alguma melhora na economia no fim do ano, o mercado de trabalho demorará a sentir, porque as empresas serão prudentes nas contratações.


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Sinduscon-AM
Sinduscon-RN
SECOVI-PR
Ademi – RJ
Sinduscon – Grande Florianópolis
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – MA
Sinduscon-RO
Sinduscon-PB
Sindicopes
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea