Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/09/2012

Busca pela excelência

"Cbic"
11/09/2012 :: Edição 398

Jornal Correio Braziliense – 11/09/2012

busca pela exceLência

Nem só de concreto e números vive o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Considerada a terceira arena com as obras mais avançadas para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014, também colhe frutos por ações e qualidades além da construção. Ontem, foi entregue o selo Qualidade da Alimentação à Cantina do Índio, responsável por fornecer comida para os trabalhadores do local. Cerca de duas toneladas de alimentos por dia são levadas ao canteiro.

O selo é o resultado de parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e o Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF). A cerimônia de entrega ocorreu no próprio canteiro, ontem, com a presença do secretário extraordinário da Copa de 2014 do DF, Cláudio Monteiro.

A melhora na qualidade das refeições foi uma das reivindicações dos operários na greve de outubro do ano passado. "Uma boa alimentação influencia na saúde dos funcionários, que terão muito menos cansaço, melhor concentração, pouca sonolência, boa produtividade, além de disposição física e mental", observa o presidente do Sinduscon-DF, Julio Cesar Peres.

Outro certificado na mira do Comitê Brasília 2014 é o Selo Leed Platinum, concedido pelo Green Building Council (GBC) a obras sustentáveis e ambientalmente eficientes. Para se adequar às orientações do emissor desse selo, o Consórcio Brasília 2014 iniciou a escavação de cisternas que armazenarão a água das chuvas. Ela será reutilizada em vasos sanitários, irrigação e lavagem em geral. Quatro canais conduzirão a água, captada na cobertura da arena, até o subsolo. A expectativa é de economia de até 40%. "Vai depender do regime de utilização do estádio, mas podemos estimar uma duração de, aproximadamente, quatro meses de uso dessa água", acredita Sérgio Graça, coordenador do comitê.

Em visita ao estádio no domingo, o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas, elogiou o andamento das obras. "As evidências mostram que a construção está dentro do cronograma", aprovou. Com a previsão de entrega alterada para março de 2013 – inicialmente era para dezembro deste ano -, a arena tem 72% de sua execução concluída. Brasília sediará a abertura da Copa das Confederações, em junho do ano que vem.

As arquibancadas inferior e intermediária estão prontas, assim como a laje que cobre o segundo pavimento. Também foi finalizada a instalação dos 288 pilares com mais de 36m de altura sustentadores da cobertura. A arquibancada superior, formada por peças de concreto pré-moldadas e feitas no próprio canteiro, está avançada em 85% na sua construção.

No fim 

A entrega do Selo Leed Platinum só será feita ao fim da obra. O Green Building Council (GBC) monitora o andamento dos trabalhos e, ao término, concede o nível Gold, Silver ou Platinum.  "O Selo de Qualidade da Alimentação é a certeza de que o estádio está sendo blindado a todo instante por ações positivas. Trabalhador bem alimentado significa uma obra melhor".

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Vale
AELO
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – PR
Sinduscon-RN
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-ES
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea