
AGÊNCIA CBIC
Brasileiros criam concreto espacial que será testado pela Nasa

Alunos do ensino fundamental de São Paulo (SP), com idades entre 12 e 13 anos, venceram a 12ª edição do programa de experimentos espaciais para estudantes. O concurso é promovido anualmente pela Nasa, em parceria com o Governo dos Estados Unidos, para estimular pesquisas científicas entre os jovens.
Os brasileiros, com o apoio de engenheiros da Agência Espacial Brasileira, utilizaram um composto feito de Cimento Portland e pó de plástico verde, obtido da trituração de garrafas PET, na criação do “concreto espacial”. Esse composto, misturado à agua, permitiria construir estruturas sólidas em áreas com microgravidade, como é o caso da Lua.
O “concreto espacial” será testado na próxima missão à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), em 2018, quando um astronauta americano verificará o tempo de cura do concreto em condições espaciais. A expectativa é que o material atinja seu ponto de resistência máxima em um período mais curto do que na Terra. Com um resultado positivo, o concreto poderá fazer parte da primeira missão lunar brasileira, em 2021, e da missão para Marte, a partir de 2030.
O concurso contou com a participação de 31 comunidades escolares, envolvendo 18.300 estudantes. Dos 3 mil projetos elaborados, apenas 16 passaram para a fase final. Essa foi a primeira vez que a competição permitiu a participação de instituições escolares estrangeiras – Brasil e Canadá participaram.
(Com informações Massa Cinzenta)