Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/03/2012

Brasil está em 2º lugar em expectativa de emprego

"Cbic"
15/03/2012 :: Edição 287

 

O Estado de S. Paulo/BR 15/03/2012
 

Brasil está em 2º lugar em expectativa de emprego 

Das 850 empresas consultadas no País, 45% preveem contratar e 6% esperam reduzir mão de obra

 O Brasil aparece em segundo lugar em um ranking dos países com maior perspectiva de aumento de emprego, elaborado pelo ManpowerGroup. Das 850 empresas consultadas no País, 45% preveem elevar o número de funcionários no segundo trimestre deste ano. Outras 6% esperam reduzir a quantidade de empregados.
 A diferença, que os pesquisadores chamaram de "expectativa líquida de emprego", foi de 39%, a segunda maior entre os 41 países analisados.O número subiu seis pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, referente ao primeiro trimestre.
 Somente a Índia ficou à frente do Brasil no ranking atual,como indicador marcando 48%. O país em pior situação entre os analisados foi a Grécia, onde a expectativa líquida de redução de emprego é de 11%. Foram consultadas 65 mil companhias no mundo.
 O setor de serviços é o responsável por alçar o Brasil ao segundo lugar no ranking internacional.
 Os empregadores nessa área têm uma expectativa de emprego líquida de 55%, dez pontos porcentuais acima do verificado na pesquisa anterior, referente ao primeiro trimestre deste ano.
 Também contribuiu para a boa colocação do País no ranking o segmento que os pesquisadores chamaram de" administração pública/educação", com 46% de espectativa de aumento de emprego. Essa categoria abrange o governo e também prestadores de serviço ligados à administração pública, como transportes.No setor de construção civil, outro destaque,a expectativa líquida atinge 40% dos empregadores.
 A indústria, setor em que o nível de emprego caiu 2% de agosto do ano passado até janeiro de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou perspectiva líquida de contratação de apenas 33% na pesquisa.
 Otimismo. Os empresários do Paraná são os mais otimistas com contratações, entre os quatro Estados brasileiros abrangidos pelo levantamento.A expectativa líquida de emprego entre os empregadores paranaenses é de 42%.
 Em seguida, aparecem Minas Gerais (41%), Rio de Janeiro (37%) e, por último, São Paulo (35%). Na capital paulista,o indicador marcou 40%.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AC
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscom-VT
Sinduscon-SE
Sinduscon-AP
Sinduscon – Vale
Sinduscom-NH
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea