Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/11/2014

Brasil em Debate avalia rumos do País em 2015

"Cbic"
27/11/2014

Diário do Nordeste

Brasil em Debate avalia rumos do País em 2015

Nas edições passadas o evento trouxe como palestrantes, Fernando Henrique Cardoso, Arnaldo Jabor, Ricardo Amorim e Donny de Nuccio Foto: Alex Costa

O Fórum Brasil em Debate, em sua 4ª edição, traz hoje a Fortaleza o economista Eduardo Giannetti, falando sobre os rumos do Brasil em 2015. Giannetti foi membro da equipe econômica da candidata Marina Silva na corrida presidencial deste ano.

O evento, promovido pela Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), já trouxe, nas edições passadas, palestras com o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, com o jornalista Arnaldo Jabor e com os economistas Ricardo Amorim e Donny de Nuccio.

Perspectivas 

 Para Giannetti, em 2015, o Brasil poderá vivenciar dois cenários: "curva de aprendizado" ou "aposta redobrada". No primeiro, o governo Dilma reconheceria os equívocos cometidos e daria início a um movimento corretivo. No segundo, o governo aprofundaria a chamada nova matriz econômica, que prevaleceu no primeiro mandato.

O economista afirma que a indústria e a construção civil no Brasil são os setores da economia mais prejudicados pelo baixo desempenho nos últimos anos. "Mas não vão ser políticas específicas e pontuais de incentivo que vão conseguir tirar a indústria brasileira da situação difícil em que se encontra. Na verdade, o que se precisa são medidas horizontais válidas para todos os setores da economia, como por exemplo, uma política cambial que permita a natural desvalorização do real em relação ao dólar e que torne a economia brasileira, inclusive o setor industrial, mais competitiva", aponta o economista, que abordará essa e outras questões no evento.

Resultado 

 Marcos Novaes, presidente da Coopercon-CE, e André Montenegro, presidente do Sinduscon-CE, comemoram o resultado do fórum de ideias, que superou as expectativas, reunindo não apenas empresários da construção civil, mas representantes de toda a sociedade.

"Esta é a prova de que a população tem o desejo de participar das grandes discussões e das transformações necessárias para que o Brasil se desenvolva", afirma Marcos Novaes.

Montenegro avalia de forma positiva o fórum, com o objetivo de discutir temas fundamentais do País. "Estamos na quarta edição e consegui enxergar discussões importantes sobre economia e política nacionais. Esse tipo de prática é importante para que possamos ter uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres", diz.

Perfil 

 Eduardo Giannetti possui graduação em Ciência Econômicas (1978) e em Ciências Sociais (1980) pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em Economia pela University of Cambridge (1987), na Inglaterra. Giannetti se destaca por suas contribuições ao pensamento econômico nacional. Além de ser autor de diversos livros, que repercutem fora dos círculos acadêmicos ou econômicos.

Mais informações: 

 O Fórum Brasil em Debate acontece hoje às 8h, no La Maison Cidade.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
ASEOPP
Sinduscon-TO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon PR – Noroete
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon Sul – MT
Sinduscom-NH
Sinduscon-DF
Sinduson – GV
Sinduscon-MT
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea