Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/11/2018

BIM atrai grande público à Fiepa

Com o auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) completamente lotado, foi realizado nessa segunda-feira (12) o “Workshop Implementação do BIM”, uma realização técnica do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-PA), e promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Para a adoção do “Building Information Model” (ou “Modelagem da Informação da Construção”), o Sinduscon-PA deverá liderar a criação de um grupo de trabalho para fomentar a discussão e organizar a cadeia produtiva local, viabilizando um fórum permanente de discussão e disseminação desta impactante inovação. “Somos protagonistas de um novo momento, abertos para fazer um ambiente de excelência”, declarou o presidente do sindicato, Alex Carvalho, em convocação ao setor no pronunciamento de abertura.“Queremos criar um ambiente de segurança e de transparência às construtoras e incorporadoras”, explicou Alex Carvalho. “Esse conjunto de possibilidades que está sendo oferecido permite acurácia nos procedimentos e ações assertivas”, entende ele.

Os processos BIM oferecem uma série de vantagens, desde melhoria da qualidade do projeto, à precisão no planejamento em relação a prazo e custo. Segundo o especialista da CBIC, Rogério Suzuki, que apresentou a coletânea de Implementação do BIM para Construtoras, dois fatores que considera chaves para o sucesso desta inovação são a relação colaborativa entre as partes envolvidas e a interoperabilidade de softwares. “Quanto à decisão, a mensagem que dou é: não percam tempo”, disse ele, sobre o cenário atual do país e a potencialidade de benefícios com a adoção.

Com expertise em softwares, os dirigentes Diego Vargas, da empresa Graphsoft Brasil, e Leonardo Tavares, da Bentley Systems Brasil – ambos de grande representação nacional e com matrizes estrangeiras –, apresentaram as possibilidades das ferramentas e resultados práticos. Priscila de Castro, gerente de Projetos e do Departamento BIM da construtora Sinco Engenharia, demonstrou ao público a experiência bem-sucedida da empresa com uso do BIM e Luis Henrique Wescinski, gerente de Projetos da Bim Brasil, apresentou o primeiro caso da empresa em Belém com a modelagem total no empreendimento “Way Batista Campos”, um edifício de 30 pavimentos da incorporadora urbix em parceria com a gerenciadora de projetos, Bauhaus PM e Bim Brasil, a obra já se iniciou e tem perspectiva de término em 2022.

De acordo com Rogério Suzuki, a segunda fase do projeto em desenvolvimento pela CBIC, é a iniciativa: “BIM Colaborativo”, que viabiliza, de forma prática, o suporte inicial da implantação nas empresas interessadas. Em breve, após a realização do piloto no Distrito Federal, a metodologia será oferecida a outras regiões que já receberam o evento.

O Workshop Implementação do BIM em Belém teve a Fiepa como um dos patrocinadores oficiais com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wiz Soluções, Sienge Platform e Eunos. O apoio foi da Mútua-PA e Crea-PA.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-MA
Sinduscon-DF
APEOP-SP
ANEOR
Sinduscon-Porto Velho
SECONCI BRASIL
Sicepot-PR
Sinduscon-BA
Sinduscon-AP
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea