Logo da CBIC

Agência CBIC

29/11/2019

Belém recebe roadshow sobre formação de preços e relações contratuais

A capital paraense foi a primeira cidade do país a receber o ‘Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’, uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) – no âmbito do projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’.

Expor, discutir e estimular o uso de práticas que valorizam a Engenharia, contribuindo com o aumento do nível de sucesso dos projetos industriais e corporativos, nivelando o conhecimento referente à formação de preços, relações contratuais e gestão compartilhada foram alguns dos objetivos do roadshow, que foi realizado nesta sexta-feira (29), no Auditório Albano Franco, em Belém. “É uma satisfação muito grande que Belém possa sediar um roadshow focado no segmento de obras privadas industriais, tendo em vista que nossas empresas têm um grande potencial para atender às demandas que estão cada vez mais crescentes”, mencionou o vice-presidente da Região Norte da CBIC e presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho.

Alex Dias Carvalho, presidente do Sinduscon-PA

“O objetivo foi discutir os benefícios que uma evolução no segmento de formação de preços e aprimoramento das relações contratuais pode trazer para os projetos, o que é bom para as empresas empreendedoras, para as contratantes, empresas de engenharia, construtoras, montadoras e, seguramente, para o país”, apontou o vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso José de Oliveira.

Segundo Ilso Oliveira, que também é presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da entidade, na medida em que se consegue reduzir os custos de implantação, cresce a probabilidade de que tenham mais projetos sendo implantados, o que faz a economia girar – gerando mais empregos e renda.

Ilso José de Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC

Pará tem grandes projetos industriais

“Existe um número representativo de projetos industriais nas áreas de mineração e de siderurgia em fase de implantação ou de estudo para  implantação no Pará”, destacou Ilso Oliveira. “Temos que levar esse conhecimento de uma forma geral, com uma abrangência nacional. A região Sudeste é onde está a maioria das empresas com esse perfil, mas precisamos fazer isso chegar a todos os estados da federação. Para isso, estamos trabalhando com os Sinduscons de todos os estados”, explicou.

De acordo com Alex Carvalho, há uma grande movimentação do setor privado na geração de novos investimentos nas áreas de mineração, agroindustrial e de portos em Belém. “Essa capacitação tende a ampliar os horizontes das empresas e melhorar as relações com as indústrias de grandes projetos que já estão implantados ou em fase de implantação, além de ampliar a gama de fornecedores dessas grandes indústrias e de criar uma rede de relacionamento que possa propiciar a formatação de melhores preços, de melhores relações contratuais e de garantias de execução e qualidade dos serviços prestados”,frisou.

Ao reforçar a importância do evento na cidade, o vice-presidente regional da CBIC ressaltou que, “diante da demanda existente e da realidade do cenário atual e entendendo o potencial que o Estado do Pará tem e as políticas que estão sendo desenvolvidas para favorecer um melhor ambiente de negócios, as empresas paraenses precisam estar aptas a acessarem essas oportunidades de uma forma sustentada e equilibrada que vá trazer a geração de renda, emprego, sustentabilidade e perenidade a atividade empresarial”.

Roadshow contribuirá para a formação de indicadores de gestão compartilhada do setor de obras industriais

O evento de Belém (PA) também foi uma oportunidade para receber contribuições para o desenvolvimento de indicadores de gestão compartilhada do setor de obras industriais e corporativas para o projeto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O roadshow do Pará contou com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

Retomada da economia passa pela construção

Com o entendimento de que a retomada do crescimento da economia passa necessariamente por um crescimento dos trabalhos de construção no segmento privado e uma redução dos investimentos no segmento público e em razão da representatividade do segmento de obras industriais e corporativas no PIB da construção, a CBIC decidiu criar a sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) dedicada a esse segmento.

A missão da COIC é elevar o nível de sucesso dos projetos industriais e corporativos que são implantados no país.

(Com informações da Rede Pará)

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Dezembro, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

05Dezallday08allday30ª CONVENÇÃO ANUAL DA ADEMI-BA | FÓRUM DE LÍDERES E INVESTIDORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO - FLIMI

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-SF
FENAPC
Ademi – GO
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RIO
Sinduscon-SE
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI-SP
Sinduscon-JF
Sinduscon Chapecó
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X