
AGÊNCIA CBIC
01/09/2011
BDRJ Meio Ambiente: construções sustentáveis crescem no estado
![]() |
01/09/2011 :: Edição 170 |
G1 – Globo/BR 01/09/2011
BDRJ Meio Ambiente: construções sustentáveis crescem no estado Obras no Sambódromo e Maracanã são exemplos no Rio de Janeiro. Construções garantem economia nos gastos de energia e de água.
O número de grandes obras que estão aderindo ao sistema de construção sustentável é cada vez maior no Rio de Janeiro, um exemplo disso é o Sambódromo e o Maracanã. Além de seguir a linha ecologicamente correta as construções sustentáveis, elas garantem uma economia nos gastos de energia e no consumo de água.
De acordo com o engenheiro civil, Giordano Bruno Pinto, responsável pela obra no Sambódromo, o entulho retirado está sendo reaproveitado na mesma construção: "Colocamos esse entulho em um reciclador, que é uma máquina que separa o ferro do concreto. O ferro é levado para metalúrgicas e reaproveitado, mas o concreto já é reutilizado no local", explica.
Já no Maracanã, que passa por uma para a Copa do Mundo de 2014, haverá um sistema de captação de água da chuva que será utilizada nos banheiros e até as cadeiras serão recicladas. Além disso, também estão utilizando entulho reciclado da própria obra do estádio para a reconstrução.
As residências também seguem a linha, entre os mais comuns está o telhado verde. Um bom exemplo de uma construção sustentável é o de uma escola comunitária que fica no alto do Morro da babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio. Para saber mais sobre esse tipo de construção, os interessados podem entrar no site da Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, o Tibá.
|
![]() |
![]() |