Jornal O Globo/BR – 28/05/2011
bb vai financiar imóvel para baixa renda
Segundo ministra, unidades do Minha
Casa, Minha Vida para renda de até três salários mínimos custarão R$55 mil
Paulo Justus
SÃO PAULO. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou ontem que o
Banco do Brasil (BB), como parte do programa Minha Casa, Minha Vida, vai passar a operar como agente
financiador para famílias com renda de até três salários mínimos. De início, o
BB financiava apenas a área de produção. Em julho do ano passado, passou a
conceder crédito para pessoas físicas com renda de três a dez salários mínimos.
Do total de 1,005 milhão de contratações feitas pelo programa entre 2009 e
2010, o banco respondeu por aproximadamente 4 mil unidades, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção
(CBIC).
A ministra fez o anúncio durante encontro com executivos da indústria de
incorporação e construção, dirigentes da Caixa Econômica Federal e do BB. Na
reunião, ela também divulgou detalhes da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida. Segundo Miriam
Belchior, as unidades habitacionais destinadas à faixa de renda de até três
salários mínimos terão preço médio de R$54.940, contra os R$42 mil da primeira
fase do programa. Os preços variam por região.
Ela anunciou ainda que o edital de concessão dos novos terminais do
Aeroporto de Guarulhos (SP) à iniciativa privada sairá "com certeza"
em dezembro deste ano. Guarulhos, Viracopos e Campinas são os aeroportos
considerados críticos pelo governo para a realização da Copa do Mundo e estão
no topo da lista de concessões.
– Nesta semana, estamos discutindo o estudo de viabilidade técnica e
econômica simplificado. Teremos em dezembro o de Guarulhos, com certeza.
Proximamente, vamos anunciar o conjunto de datas dos editais para a sociedade –
disse a ministra ontem, no seminário "Infraestrutura de Transporte no
Brasil", realizado em São Paulo.
Segundo ela, as obras das três concessões críticas devem ficar prontas até
dezembro de 2013, a tempo para a Copa. No caso de Guarulhos, a expectativa é
que até 2014 o novo terminal privado esteja operando com 40% de sua capacidade.
MInistra: ‘Andou-se menos do que gostaríamos’
Enquanto os editais não saem, o governo adota medidas emergenciais, como a
construção de módulos operacionais provisórios (Mops) nesses três aeroportos.
Miriam diz que o terminal provisório de Guarulhos, que ampliará a capacidade de
atendimento em 1 milhão de passageiros por ano, deve ficar pronto até julho.
Mas ela admitiu que as obras no sistema de transporte aéreo estão em marcha
lenta:
– Andou-se menos do que gostaríamos. Tudo nos preocupa porque queremos fazer
um evento de máxima qualidade, mas os desafios na área de transporte são muito
maiores que a Copa do Mundo.
Também presente no evento, o diretor-geral da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, defendeu a construção do
trem-bala ligando Campinas, a São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo ele, os
trilhos poderiam absorver metade do tráfego aéreo e de veículos entre as
capitais paulista e fluminense, com a vantagem de ser um transporte
ambientalmente correto. Figueiredo reafirmou, porém, que não há como acabar a
obra antes da Copa.
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