Logo da CBIC

Agência CBIC

05/12/2019

Avançam debates sobre engenharia e formação de preços em projetos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) recebeu nesta quinta-feira (05), em Vitória (ES), o Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’, evento itinerante promovido pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Por meio de vídeo, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, deu as boas-vindas aos participantes capixabas que lotaram o auditório do Sinduscon-ES. Em sua fala, frisou que “contratantes e contratados estão no mesmo barco”.

 

Presidente Ilso José de Oliveira (COIC/CBIC) destaca importância do trabalho da comissão para aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos (Fonte: Thuanny Louzada)

 

Para ter uma ideia do peso do segmento de obras industriais e corporativas, ele responde por cerca de um terço do PIB da indústria da construção, o que representa R$ 85 bilhões por ano. Por isso mesmo, de acordo com o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, é importante esse trabalho da comissão em busca de elevar a maturidade das empresas que atuam no segmento e aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos.

O presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, ressaltou que tratar da formação de preços e relações contratuais são temas relevantes, já que a insegurança jurídica impõe ao setor desafios constantes. Ressaltou que esse segmento é fundamental para gerar emprego e renda, daí a necessidade de se resgatar a sua capacidade de investimento.

A primeira palestra do evento foi feita pelo engenheiro Galib Abrahão Chaim, ex-diretor de projetos de Capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria que abordou o tema ‘Engenharia é valor’. Para aumentar os níveis de segurança e sucesso dos projetos na área de construção, a valorização da engenharia é essencial, disse o palestrante.

O especialista disse que a falta de análise de risco é um dos erros da atualidade e defendeu a retomada da qualificação dos quadros técnicos das empresas.

Marcaram presença no evento, assim como empresários, contratantes de obras e profissionais que atuam nas construtoras:

  • Aristóteles Passos Costa Neto, vice-presidente da Região Sudeste da CBIC e vice-presidente do Sinduscon-ES
  • Leonardo Abreu, presidente da Comissão de Infraestrutura do Sinduscon-ES
  • José Maria Cola, engenheiro representando o Crea-ES

 

Empresários, contratantes de obras e profissionais que atuam nas construtoras participam do ‘Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’no Espírito Santo (Foto: Thuanny Louzada)

 

Gestão Compartilhada, um Fator de Sucesso

O gerente comercial da MRoscoe, Diogo Coimbra, ressaltou que a gestão compartilhada é extremamente importante para o setor de projetos industriais. “O roadshow foi excelente para debater sobre o assunto e obter novas ideias, mas ainda temos um enorme desafio pela frente que é fazer com que a gestão compartilhada se torne uma prática no mercado”, disse.

Indicadores de Gestão Compartilhada

“Tivemos a oportunidade de levar um dos melhores cases sobre gestão compartilhada, além de todo o conhecimento de Galib Chaim sobre o valor da engenharia, de Marcus Cassini sobre formação de preços e de Thiago Melo sobre Cartilhas de Contratos e BDI”, avalia Hugo França, gestor de projetos da COIC/CBIC, que também apresentou a pesquisa ‘Indicadores de Gestão Compartilhada’ da CBIC e do Senai Nacional.

“Foi importante mostrar o conteúdo da pesquisa sobre indicadores e incentivar os presentes a participar e compartilhar a pesquisa”, destacou Hugo França ao comentar que, durante o evento, reforçou a importância da cultura da gestão compartilhada e da sua implantação.

“A gestão compartilhada não vem como mera diretriz, mas sim como necessidade de implantação de cultura, de rever conceitos, de ver percentuais de sucesso que envolvam sua aplicação”, salienta França, reforçando que “a pesquisa pode ser importante para definir essas métricas para que, futuramente, a CBIC possa lançar cartilhas, diretrizes e modelos que possam ser seguidos pelas entidades associadas”.

O evento é uma realização da CBIC e do Sinduscon-ES, com correalização do Senai Nacional e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo (Sindicopes), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

O roadshow faz parte do Projeto de Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Janeiro, 2020

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-BNU
Sinduscon-SF
Sinduscon-GO
Sinduscon-Extremo Oeste
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sicepot-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-SE
Ademi – SE
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-RS
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X