Logo da CBIC

Agência CBIC

26/07/2019

Aumenta otimismo do setor da construção com a reforma da previdência

Os empresários da indústria da construção estão mais otimistas com a expectativa de crescimento do setor no cenário futuro. É o que revela a Sondagem Indústria da Construção de junho, divulgada nesta sexta-feira (26/07) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Esse movimento foi observado em todos os índices de expectativa da pesquisa:

  • Nível de atividade (56,4%)
  • Novos empreendimentos e serviços (56,4%)
  • Compra de insumos e matérias-primas (55,1%)
  • Número de Empregados (54,6%)

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, “essa expectativa de crescimento é resultado da confiança dos empresários de que a reforma da previdência será aprovada em segundo turno”, o que muda o cenário de investimento no país, acelerando, inclusive, a geração de novos postos de trabalho no setor. Importante lembrar que, em 2014, a construção civil empregava 3,4 milhões pessoas. Hoje, o setor emprega 2 milhões de trabalhadores.

Índices de Confiança

Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo, após uma sequência de quedas iniciada em fevereiro. O índice acumula alta de 2,9 pontos nos últimos dois meses, revertendo parcialmente a queda de 7,9 pontos registrada entre fevereiro e maio/2019.

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas, também divulgado nesta sexta-feira, subiu 2,6 pontos em julho, para 85,4 pontos, voltando ao nível observado em dezembro de 2018 (85,4 pontos). Em médias móveis trimestrais, o ICST avançou 1,0 ponto.

“O segundo semestre inicia com alta da confiança, a segunda consecutiva, refletindo uma melhora no ambiente de negócios corrente e expectativas de curto prazo mais favoráveis. A iminência de aprovação da reforma da Previdência e a retomada das obras do Programa Minha Casa Minha Vida certamente contribuíram para a melhora do cenário nesses dois últimos meses. No entanto, se a adoção de uma política para incentivar o consumo comprometer a fonte de financiamento do programa habitacional, não haverá sustentação nessa melhora a médio e longo prazo”, destaca a coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, Ana Castelo.

Veja a íntegra da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela CNI/CBIC.

Veja a íntegra da Sondagem da Contrução, divulgada pela FGV.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Março, 2020

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

30Mar16:0018:00DIÁLOGOS CBIC: Minha Casa, Minha Vida

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduson – GV
Sinduscon-MT
Abrainc
Sinduscon-RO
Sinduscon-GO
ASBRACO
Sinduscon-BC
Sinduscom-SL
Sinduscon-BNU
Sinduscon-RN
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X