Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/03/2015

Atividade da indústria da construção é a menor em cinco anos, diz CNI

"Cbic"
24/03/2015

Valor Online – 24 de março 

Atividade da indústria da construção é a menor em cinco anos, diz CNI

SÃO PAULO – Pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que aumentou a ociosidade na construção civil e a atividade do setor é a menor em cinco anos. A construção também está empregando menos e sem perspectiva de elevar investimentos.

De acordo com a sondagem da CNI, o nível de atividade da construção em relação ao usual caiu para 33,2 pontos em fevereiro, número 11,7 pontos abaixo do registrado em igual mês do ano passado e o mais baixo da série histórica, que começou em dezembro de 2009. O indicador de número de empregados também recuou 10,1 pontos em relação a fevereiro de 2014 e alcançou 36,4 pontos. É o índice mais baixo desde janeiro de 2011.

Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando ficam abaixo dos 50 pontos, revelam queda na atividade e no emprego. Quanto mais distante da linha divisória, maior o recuo.

Conforme a CNI, o desaquecimento está cada vez mais intenso e disseminado em todos os portes e setores da indústria da construção. O nível de utilização da capacidade de operação ficou em 60%, nove pontos percentuais a menos que em fevereiro de 2014.

Infraestrutura 

 Dentro da sondagem da construção, o segmento de obras de infraestrutura é o que apresenta os piores resultados dentre os três pesquisados. Os outros dois são construção de edifícios e serviços especializados. A utilização da capacidade instalada em infraestrutura é a menor dentre os três, 57%, ante 58% em edifícios e 61% em serviços.

O nível de atividade está em 33,9 pontos, ante 39,2 em edifícios e 35,2 em serviços. O indicador de número de empregados também está em situação pior que os demais segmentos, com 33,2 pontos, ante 39 pontos e 39,3 pontos, respectivamente.

Expectativas 

 Diante desse quadro atual ruim, os empresários do setor continuam pessimistas quanto ao futuro. Em março, todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses ficaram abaixo da linha divisória dos 50 pon tos, que separa o otimismo do pessimismo. O indicador de nível de atividade ficou em 42,3 pontos, o de novos serviços e empreendimentos recuou para 42 pontos e o de número de empregados caiu para 41,7 pontos.

O indicador de intenção de investimento caiu pelo sexto mês consecutivo e alcançou 34,6 pontos, o menor da série histórica, iniciada em 2013 para esse quesito. A pesquisa foi realizada entre 2 e 11 de março com 600 empresas, das quais 191 de pequeno porte, 267 médias e 142 grandes.

(Valor)



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-TO
Sinduscon-RS
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-PA
Sinduscon-Brusque
ADEMI-AM
SECONCI BRASIL
Sinduscon-PLA
Sinduscon-SF
Sindicopes
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea