Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/10/2021

“As pessoas voltaram a desejar os imóveis como investimento”, diz presidente da CBIC

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou, nesta quarta-feira (13), da 4ª edição do Fórum Incorpora 2021, no painel “Panorama do mercado – Tendências e Perspectivas para o próximo ano”.

Durante sua fala, Martins afirmou que o setor vive um momento propício. “Todas as nossas pesquisas demonstram que o mercado é comprador, as pessoas querem comprar, elas voltaram a desejar mais fortemente esse bem, que é o bem número um para as famílias. É um momento muito propício para o setor”.

O presidente da CBIC também reiterou que é necessário ver o mercado imobiliário de forma holística. “Não dá para ver com foco em um ponto ou outro. É necessária uma amplitude muito maior para que a gente veja o quanto as famílias percebem esse bem. O consumo do imóvel está diretamente ligado ao crescimento demográfico, à cultura, está ligado a fatores que não estão na nossa governança e acabam se concretizando em determinados momentos”, disse.

Ainda sobre o mercado imobiliário, Martins destacou que tem uma grande satisfação em ver seu grau de amadurecimento atual. “As pessoas voltaram a desejar mais fortemente os imóveis como investimento. O mercado está em um grau de amadurecimento e traz junto o crescimento do setor, com financiadores, compradores e empreendedores em uma diretriz única, para que esse bem caiba efetivamente na capacidade de pagamento das pessoas, das famílias”, afirmou.

No encerramento, o presidente da CBIC ressaltou a profissionalização do segmento, mas que é necessário dar alguns passos. “Eu vejo um mercado muito maduro, um mercado que realmente foi algo que a gente sempre sonhou desde o passado. É um mercado profissionalizado, que o amadorismo perde espaço a cada dia, não cabe mais. Ele precisa novamente dar alguns passos. Dou o exemplo do Minha Casa Minha Vida, que em algum instante da história representou 75% do mercado de venda de imóveis. Em 2008 ele não existia. Acho que agora vamos estabilizar o que temos, mas vamos em busca de criatividade, de muito trabalho. Temos um grande aliado hoje em dia, o cidadão, que viu a importância do tamanho do imóvel”, concluiu.

Assista ao evento na íntegra!

Participaram do evento:

– Luiz França, presidente da ABRAINC

– Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP

– Cristiane Portella, presidente da Abecip

– Romero Albuquerque, diretor de Crédito Imobiliário do Bradesco

– Ronaldo Cury, CEO da Cury Construtora

– Diego Paixão, CEO da Moura Dubeux

– Senador Ângelo Coronel, relator do projeto de reforma do Imposto de Renda (IR)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-PA
Sinduscon-DF
Sinduscon-MA
Ademi – MA
Sinduscon-CE
Sinduscon-AM
Sinduscon-ES
Sinduscom-NH
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Caxias
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea