Logo da CBIC

Agência CBIC

14/05/2019

Artigo: Valores que Transformam

Plataforma de educação à distância promovida pela CBIC em parceria com o Sesi Nacional, em prol do avanço do compliance e ética no setor da Indústria

 

 

Fábio Risério, Diretor-Sócio da Além das Palavras e consultor do Programa Ética & Compliance da CBIC

 

 

A complexidade de um mundo movido por informações instantâneas e fragmentadas, compartilhadas em tempo real nas mídias digitais, somando-se uma conjuntura de denúncias de corrupção, de questionamentos sobre doações eleitorais e conflitos de interesses amplificou a vigilância da sociedade em relação às empresas e ao poder público em todas as suas instâncias. É um comportamento que reflete, pelo viés de vigilância, o amadurecimento da democracia no país. Mas, para que o Brasil avance com mais firmeza para uma sociedade mais íntegra e transparente, é preciso mais.

A corrupção é um grande obstáculo para o desenvolvimento social e econômico em todo o mundo. A corrupção é ruim para sociedades, governos e empresas. Combatê-la é essencial. Nesse sentido, novas leis e regulamentos anticorrupção são aprovados em todo o mundo. Mas, é preciso mais. É necessário engajamento coletivo: governo, poderes Judiciário e Legislativo, associações, sociedade civil e empresas deverão estar igualmente comprometidos no combate à corrupção.

Diante deste ambiente complexo, o papel das empresas ganha uma dimensão de destaque. As empresas, de qualquer porte, poder econômico ou área de influência, são diretamente impactadas pelo efeito danoso da corrupção. Quantas delas já não foram prejudicadas em seu direito de competir por acordos corruptos entre participantes de licitações públicas? Quantas delas podem dizer que nunca sofreram sequer uma insinuação de que o pagamento de propina resultaria em fiscalizações brandas? A corrupção percorre sempre uma via de mão dupla. Há aquele que recebe a propina, porque existe quem pague. Por isso mesmo, cabe às empresas parte da responsabilidade para quebrar o atual círculo vicioso das relações com o setor público.

Em busca da missão permanente de desenvolver o crescimento sustentável da indústria da construção, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) lançou o projeto Ética & Compliance na Construção, em 2015 e desde então tem se tornado uma referência no debate e capacitação para uma cultura de ética, controle interno e integridade empresarial.

Desde sua concepção, o objetivo do projeto tem sido despertar uma maior consciência em relação à ética e ao compliance, de forma que, esses conceitos sejam fortalecidos na cultura das organizações do setor Construção e em toda a sua Cadeia de Valor.

Imbuída neste proposito, durante 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) – que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro, será lançado da plataforma de educação à distância, “Ética e Compliance na Indústria da Construção: transformando valores em ações, que tem como objetivo capacitar às entidades associadas à CBIC, sobre os principais pilares de implementação de um programa de compliance para que possam atuar como multiplicadoras, culminando, consequentemente, no avanço do tema de ética e transparência no setor da Construção.

Essa iniciativa pretende por meio do engajamento das associadas à CBIC contribuir para a criação de um mercado mais íntegro, que estimule a concorrência leal e permita o desenvolvimento econômico mais sustentável da indústria da construção.

Nesse sentido, a participação das associadas é fundamental, várias delas já sediaram os “Seminários Ética & Compliance para uma gestão eficaz” enquanto outras participaram e participam do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance e agora com a iniciativa do curso à distância Valores que Transformam, podem promover e aprofundar princípios de integridade e transparência nas empresas do seu universo de relacionamento.

A iniciativa também contribuirá para capacitar as empresas, independente do seu tamanho, da sua região, a implementarem programas de integridade em suas organizações de uma forma personalizada dentro da realidade do setor.
O curso contará com aulas expositivas, com estudos de casos, questões de auto avaliação e com um fórum de discussão para sanar possíveis dúvidas e esclarecer algum ponto especifico dentro do conteúdo disponibilizado.

O atual momento institucional, econômico e social do país exige uma mudança de perspectiva que vai além dos atuais programas de gestão e competitividade. É preciso fazer mais.

É necessário revisitar questões fundamentais para reformular o modelo de Gestão das empresas, onde a ética e a transparência são os norteadores. E isso não é mais uma opção. As empresas que se atrasarem em adotar este novo modelo certamente perderão mercado.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC em parceria com o Sesi Nacional estão na vanguarda desse movimento e a iniciativa Valores que Transformam é o resultado concreto nesse sentido.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Maio, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
SINDUSCON – SUL
SECOVI-SP
Sinduscon-BA
Sinduscon – Norte
Ademi – SE
SECONCI BRASIL
APEMEC
Sinduscon-BNU
Sinduscon-RO
Sinduscon-JP
Sinduscon-RIO
Sinduscom-NH
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X