
AGÊNCIA CBIC
Artigo Científico aborda diretrizes de sustentabilidade na primeira Copa Verde do Mundo
Dando continuidade às ações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para difusão da inovação tecnológica e da sustentabilidade no setor da construção, a entidade divulga nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, mais um artigo científico.
Intitulado “Copa 2014 – O estádio do Mineirão e diretrizes de sustentabilidade na primeira Copa Verde do Mundo”, o artigo aborda a questão da mudança de paradigma da arquitetura, por meio da busca pela sustentabilidade e de sistemas tecnológicos inovadores que geram desempenho e mais autonomia aos edifícios.
Ressalta que a Copa de 2014 possui a finalidade de referenciar o evento como a primeira “copa verde” do mundo com a recomendação de que todos os estádios estejam em conformidade com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed).
O Leed, que constitui o selo de certificação para edifícios sustentáveis, está sendo recomendado pela Fifa para que todos os estádios estejam aptos à adoção do mesmo. Por ser um selo de reconhecimento internacional, o mundo todo poderá ter o conhecimento das técnicas sustentáveis e da eficiência dos estádios.
A ideia principal da certificação é a busca por medidas construtivas mais sustentáveis determinadas por meio de critérios como: localização, inovação e processo do projeto, eficiência no uso da água e no tratamento de esgoto, redução no consumo de energia com o uso de fontes renováveis, o uso de materiais e recursos e a qualidade do ambiente interno. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.