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AGÊNCIA CBIC

23/02/2021

Artigo: CBIC Jovem – O desenvolvimento de um diagnóstico do estágio da transformação digital do setor

Luiz Henrique Ceotto é engenheiro civil, professor visitante na Poli-USP e consultor do estudo  ‘Transformação Digital na Indústria da Construção’ do Grupo CBIC Jovem 

O 2º grupo do programa CBIC Jovem, de desenvolvimento de líderes, definiu 2 temas de desenvolvimento. Tive a sorte de ser convidado a orientá-los nesse trabalho. Esse artigo e o próximo são um resumo do que foi desenvolvido até agora e espero retratar com fidelidade como um grupo extremamente ativo, criativo e unido pode gerar soluções inteligentes para ajudar a solucionar demandas setoriais.

Um dos principais desafios que as empresas irão enfrentar nos próximos anos é aumentar significativamente o nível de digitalização de seus processos. A digitalização vai colaborar significativamente no aumento da produtividade gerencial, na redução dos custos fixos bem como na efetividade das ações das empresas junto ao seu mercado. Essa é uma prioridade setorial e esse tema foi muito bem escolhido pelo grupo e poderá ajudar a orientar as empresas em seu processo de transformação digital bem como aproximar o mercado imobiliário das empresas de desenvolvimento digital.

Após diversos estudos, o grupo desenvolveu uma matriz que mapeia, de forma bastante consistente e simples, os possíveis estágios digitais nas diversas atividades das empresas do mercado imobiliário, englobando tanto a incorporação como a construção.

Foram listadas 19 atividades típicas das empresas do setor:

  • Prospecção, compra e registro do terreno
  • Estudo de viabilidade
  • Concepção do produto
  • Aprovação do produto
  • Orçamento
  • Planejamento
  • Lançamento
  • Marketing
  • Comercialização
  • Desenvolvimento do Projeto
  • Construção
  • Gestão da construção
  • Gestão da qualidade
  • Gestão da segurança
  • Gestão de resíduos
  • Suprimentos
  • Entrega
  • Assistência técnica
  • Uso, operação e manutenção

Para cada uma das atividades acima foram definidos e descritos 6 estágios de evolução no trato das informações:

  • Analógico: uso de dados em fichas, documentos e ferramentas, manipuladas de maneira analógica em meio físico.
  • Digitação: uso de dados de fichas, documentos e ferramentas, convertidas para o meio digital e manipuladas com alguma solução digital.
  • Digitalização: em 3 estágios de desenvolvimento
    1. Inicial: uso de soluções digitais para tratar informações digitizadas e automatizar ao menos uma operação ou processo relacionado à atividade
    2. Intermediário: uso soluções digitais e sistemas para tratar as informações digitizadas e automatizar uma ou mais operações ou processos na atividade de forma integrada com outras atividades da empresa
    3. Complexa: uso de soluções digitais e sistemas para tratar as informações digitizadas e automatizar todas ou a maioria das operações e processos desta atividade de forma integrada com outras atividades da empresa
  • Transformação digital: digitalização de processos de negócios, envolvendo a reinvenção disruptiva na cultura da empresa, no seu modelo de negócio e na sua estratégia

Dessa forma, empresas que se dispusessem a percorrer cada uma das 114 (19 X 6) combinações, num processo de questionário remoto poderiam entender em que estágio se encontram no processo de transformação digital. É um processo de autoanálise periódico que uma vez consolidado, também contribuirá no mapeamento do estágio de digitalização setorial.

Para que esse processo não ficasse desnecessariamente longo, foi pensado numa serie de atalhos que diminuíssem a quantidade de questões a serem respondidas em função da evolução das informações já dadas. As empresas, ao responder esse questionário, com duração de 11 a 17 minutos, teriam também o benefício de entender os passos de um processo de digitalização completo.

O grupo também elaborou uma segunda matriz paralela, a ser respondida por empresas de desenvolvimento digital, que permite a disponibilização de produtos do mercado digital para cada uma das 19 atividades típicas, nas 4 etapas de digitalização. É a oportunidade de o mercado digital apresentar produtos que poderão cobrir os 76 (19 X 4) diferentes necessidades das empresas em sua evolução. As empresas do mercado imobiliário que participarem entenderão os principais passos da digitalização de cada uma de suas atividades, os produtos digitais já disponíveis e quem os tem desenvolvidos. As empresas de produtos digitais entenderão as necessidades do mercado, seu tamanho, eventuais lacunas de produtos bem como em que região esses produtos são demandados.

No futuro, a CBIC poderá usar essas informações na realização de eventos onde empresas de desenvolvimentos digitais possam mostrar e interagir de forma mais assertiva com o mercado imobiliário e suas necessidades. Quem desenvolve produtos digitais poderá estar mais próximo de quem os utiliza.

As empresas que desejarem participar devem usar o link https://cbic.org.br/pesquisatransformacaodigital/.  Todas as informações são tratadas com confidencialidade. Ao participarem, receberão permanentemente informações da evolução do setor, sua posição relativa ao mercado, eventos de capacitação e eventual produtos que poderão auxiliar nos seus próximos passos.

*Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

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