Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/02/2019

Artigo: A importância da cultura prevencionista – A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção

Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente de área da CBIC e presidente da CPRT/CBIC

 

O setor da construção é o que – mesmo depois de sofrer tanto com a crise econômica – ainda emprega mais de dois milhões de pessoas. São duas milhões de famílias brasileiras que têm no segmento uma importante fonte de renda, senão a única, decorrente da sua atuação diária.

O primeiro e o mais importante direito desses trabalhadores é, após um dia de trabalho, voltar para casa bem e sadios. Para tanto, é necessário que os empregadores apliquem corretamente os procedimentos e normas de segurança previstos na legislação e que eles, empregados, os conheçam e tenham a consciência de que devem segui-los à risca

O tema segurança do trabalho é caro demais para que as partes envolvidas não dêem a importância devida. Caro para o empregador que, após um acidente, perde produtividade, paga tratamentos e indenizações, vê sua equipe entristecida e desmotivada. Caro para o empregado, que pode ver restrita a sua capacidade de trabalho e sua convivência com amigos e familiares, que tem sua saúde debilitada e perde qualidade de vida.

Por essas e outras relevantes razões, todos – trabalhadores e empregadores – devem agir para que a cultura prevencionista faça parte de sua vida. Nessa linha, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a CANPAT Construção foi idealizada pela CBIC e realizada juntamente com o SESI Nacional e com a Fiscalização do Trabalho, pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho e conta, ainda, com o apoio do Seconci Brasil. A CANPAT Construção visa criar um ambiente de discussão perene no setor sobre saúde e segurança do trabalho, por meio da divulgação e debate sobre as melhores práticas e os temas que devem ser observados na busca de maior qualidade de vida do trabalhador. Nos eventos da CANPAT Construção são divulgados materiais técnicos, realizados debates entre especialistas, apresentadas estatísticas e demais informações do interesse de nossa indústria.

A CANPAT Construção mostra os esforços e a responsabilidade dos empregadores da Construção na condução do tema saúde e segurança no trabalho. Tudo o que é feito pelo setor produtivo para garantir o bem estar de quem constrói o Brasil. Acesse o site da CANPAT Construção https://cbic.org.br/canpatconstrucao/ e saiba mais sobre os eventos realizados e que estão para acontecer.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – GO
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-MS
Sinduscon – Norte
Ascomig
Sinduscon-MT
Sinduscon – Vale do Piranga
Assilcon
FENAPC
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea