Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/02/2023

Apoiado pela CBIC, projeto prevê avanços para o futuro de Caxias do Sul

A Mobilização por Caxias do Sul – Mobi Caxias vem atuando para elaborar propostas para o melhor desenvolvimento da cidade e região. Para isso, em 2018, aderiu ao projeto O Futuro da Minha Cidade, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que vem construindo caminhos para alcançar as metas estabelecidas até 2040, ano em que a cidade completa 150 anos de emancipação. Essa parceria tem resultado em ações práticas para atender a população da cidade.

Além de iniciativas que visam avanços futuros, há ações especiais de curto prazo, como o projeto “Todos pelo Geral para Todos”, realizado  durante a pandemia, com o apoio de toda a estrutura do Futuro da Minha Cidade. Com  a arrecadação de R$ 37 milhões,  foi viabilizada e concluída a obra de um complexo no hospital Geral de Caxias do Sul, com atendimento 100% gratuito. A área dispõe de 140 leitos, estrutura de UTI e neonatal, que serão disponibilizadas a partir de março deste ano para moradores locais e de 45 municípios vizinhos.

De acordo com o diretor-executivo da MOBI, Rogério Rodrigues, entre outros desafios enfrentados, em meados de 2017 e 2018, o município perdeu mais de 25 mil postos de trabalho. Para sanar essa questão, com o apoio da CBIC, foi iniciado um planejamento para a retomada do desenvolvimento da cidade, que já vem apresentando excelentes resultados.

“Por meio do projeto da Cbic conseguimos consolidar o apoio de muitas entidades, através  da convergência de propostas e foco no resultado. A nossa expectativa é conquistar um futuro melhor para os nossos cidadãos, com avanços pensados a partir do potencial característico do próprio local e para além da região, fazendo do projeto uma referência”, declarou Rodrigues.

Ele afirma ainda que, com o apoio de consultores disponibilizados pela CBIC, vários trabalhos já foram desenvolvidos, entre eles o mapeamento dos atrativos e roteiros turísticos e o desenho de um cenário esperado até 2040. “A atuação das câmaras e grupos de trabalho impulsionou a construção do Centro de Design de Caxias,  área de economia criativa, com espaços de revitalização de centralidades da cidade, como o Viva São Pelegrino e o Viva Cidade, movimentos que estão estudando toda a parte urbanística do município de forma sustentável”, enfatizou.

Um dos focos estratégicos, de acordo com Rodrigues, são projetos para destravar gargalos que inviabilizam o desenvolvimento logístico, para potencializar o turismo local e diminuir o custo do escoamento da produção. É o caso da implementação do aeroporto regional da Serra Gaúcha, a construção do porto meridional, e a conclusão do bloco 3 das rodovias que cortam a região, que teve início em janeiro, com nova concessionária. “Ao longo de 5 anos a nova gestão fará  investimentos para facilitar o escoamento da produção e reduzir os custos logísticos”, destaca.

Proposições levantadas pelos grupos de trabalho e as câmaras temáticas, denominada Agenda Eleições 2020, foram entregues a todos os candidatos a prefeito e vereadores na eleição, temas que vêm sendo acompanhados.

Rogério Rodrigues ressaltou ainda, o sucesso da ação. “Esse movimento foi tão bem acolhido que tivemos que lançar uma versão para eleições 2022, voltado para os candidatos a governo, deputado federal e estadual, senador e presidente”, enaltece. 

“Iniciamos o exercício de 2023 com uma reunião de monitoramento desses indicadores de ações. São mais de 250 propostas que estão sendo conduzidas e monitoradas pela nossa mobilização”, concluiu o diretor-executivo.

Confira no site mais informações sobre o projeto. 

*Sobre o projeto* 

Desde 2012 a CBIC realiza o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, com correalização do Sesi Nacional, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o protagonismo na sociedade organizada para pensar e atuar no planejamento de pelo menos 20 anos para as cidades, de forma apartidária, superando as gestões públicas.

O projeto surgiu da experiência bem sucedida da cidade de Maringá (PR), por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), que possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor, fazer e executar uma política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano. Tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada.

O Futuro da Minha Cidade está alinhado com os ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 17 – Parcerias e meios de implementação.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Sinduscon-SM
ASEOPP
ASSECOB
Assilcon
Sinduscon – Vale
SECOVI- PB
Sinduscon-Brusque
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AP
Sinduscon-PB
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea