Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/10/2021

Apeop celebra 61 anos de atuação junto às empresas de obras públicas do PR

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemora neste mês de outubro os 61 anos de atividade da Associação Paranaense dos Empresários de Obras Públicas (Apeop), sociedade civil sem fins lucrativos, que representa desde as pequenas até as grandes empresas que operam nos diversos setores de obras públicas do Paraná.

A entidade reúne construtores, prestadores de serviços, consultores da área de engenharia, concessionários de obras e de serviços públicos e adquirentes de bens e serviços privatizados, sendo considerada a única associação no Brasil com essa abrangência.

“Desde a sua fundação, a Apeop tem sua atuação voltada para desenvolver estudos, coordenar e aprimorar atividades de seus associados, garantindo a qualidade dos serviços, a continuidade das obras e o preço justo, além de manter a regularidade nos pagamentos do setor e desenvolver seu papel de harmonizar os interesses dos empresários com os interesses do Estado”, destaca o presidente da entidade, José Ângelo Turra.

Conheça história da Apeop

No final do mandato do governador Moises Lupion, em 1960, com a atenção do governo voltada para tentar recuperar as exportações de café, os empreiteiros sofriam com atrasos em pagamentos de obras e ação de intermediários negociando em nome do governo. Inconformados, um grupo de empreiteiros liderados por Kanal David Curi decidiu levar as dificuldades ao conhecimento do governador, que atendeu prontamente. A solução do impasse encorajou os empresários a criarem uma entidade representativa do setor. Em 22 de outubro de 1960 é fundada a Associação dos Empreiteiros de Obras do Estado do Paraná.

“A entidade surge para assegurar a continuidade de obras com qualidade e preços justos. Grandes nomes na construção pesada se sucedem na presidência assegurando a posição da Apeop como importante interlocutora entre governo e empresários”, ressalta o dirigente.

Na década de 70 o forte crescimento econômico brasileiro com investimentos públicos em grandes obras como a hidrelétrica de Itaipu impulsiona o setor. Com apoio da Apeop, as empreiteiras paranaenses cresceram e se modernizaram, algumas se tornam gigantes do setor.

Novas leis e regras em licitações forçam mudanças no perfil do empreiteiro, que deixa de ser um tocador de obras e se torna empresário, que analisa riscos e apresenta soluções para novos projetos de investimentos.

Foi buscando assumir este novo conceito, mas sem alterar seus valores de zelar pelos interesses dos empreiteiros junto ao Estado, harmonizando direitos e obrigações, que em 1995 a entidade passou finalmente a se chamar Associação Paranaense dos Empresários de Obras Públicas, permanecendo a sigla Apeop até hoje.

DIRETORIA ELEITA QUADRIÊNIO 2018 – 2021

Presidente – José Ângelo Turra

1º Vice-presidente – Raul Ozorio de Almeida

Vice-presidente Administrativo-financeiro – Jefferson Joe Andraus

Vice-presidente da Capital e Região Metropolitana – Enio Cunha Junior

Vice-presidente de Edificações e Obras Industriais – Alberto Guedes Pereira

Vice-presidente de Infraestrutura e Transportes – Wilson Domingos Celli

Vice-presidente de Saneamento – Renato Gil Bais Leal

Vice-presidente de Obras Especiais – Elias Abdo Filho

Vice-presidente de Energia e Telecomunicações – Theophilo Garcez Duarte Neto

Conselho Fiscal

Efetivos

Rodrigo Sanches Moro

Wellington de Mello Volpato

George Leandro dos Santos

Suplentes

José Eugenio Souza de Bueno Gizzi

Felipe Cortese Varisco

Anderson Schmitt

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-SP
Ademi – AL
Ademi – MA
Sinduscon-PA
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscom-VT
Sinduscon-RS
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea