Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/09/2021

Alta dos insumos da construção e importação de aço serão temas do Enic

Os aumentos nos insumos da construção têm sido recorrentes e sem trégua. Apesar de o mercado estar aquecido, é preciso estar preparado para as altas constantes. Na 93º edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), o tema será debatido com sugestões inovadoras e ações institucionais para reverter esses incrementos nos custos. O painel “Como sobreviver aos aumentos nos custos da Construção?” acontecerá no dia 18, às 18h, com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e do presidente da Coopercon-SC, José Sylvio Ghisi.

Na ocasião, será discutida como a importação do aço é importante para barrar o aumento dos preços do insumo da cadeia produtiva da construção civil. Segundo Ghisi, para se lançar um empreendimento, é necessário ter uma projeção dos custos, por exemplo, de cimento, aço, tijolo, para definir o valor do imóvel. “Se hoje a empresa não estiver focada no insumo do material, se não tiver o preço do dia a dia, não vai conseguir concluir o projeto e vai perder dinheiro”, disse.

De acordo com ele, o painel do Enic vai abordar como foram os trâmites para a importação de aço da Turquia, que aconteceu em dois lotes até o momento. “Foi a única maneira que a gente conseguiu para sair do aumento, que vinha constantemente e praticamente todo mês ou quinzenalmente”, explicou.

A primeira importação ocorreu em julho deste ano e a segunda neste mês de setembro. A ação foi resultado da parceria entre a CBIC e a CooperconSC, que captou empresas interessadas. Foram importadas 40 mil toneladas do insumo nas duas ocasiões.

“Nós não podemos ficar na mão de duas ou três empresas, então a gente tem que trazer alternativas para a construção civil e para os empresários”, concluiu Ghisi falando sobre a importação.

Inscreva-se no evento para conferir este importante debate para o setor!

Nesta edição, o Enic será na palma da sua mão. É o maior evento da indústria da construção na tela do seu celular – online e gratuito!

Garanta sua inscrição!

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-BNU
Sinduscon-CE
Sinduscon-PA
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AC
Sinduscon-GO
AELO
Sinduscon-MG
Ademi – RJ
Abrainc
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea