Acordo de Cooperação entre ANTAC e PBQP-H – Sistemas construtivos convencionais

Como desdobramento de seu principal objetivo institucional, que é contribuir para o desenvolvimento da tecnologia do ambiente construído no país, um dos vetores de atuação da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) é reunir e representar a comunidade de pesquisadores junto a instituições e organismos governamentais, entre eles o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP-H) junto à Secretaria Nacional da Habitação, no Ministério das Cidades.

Desde os primeiros passos do PBQP-H, a ANTAC se fez presente nos distintos projetos que compõem o programa, quer seja por meio de atividades de consultoria e suporte técnico, que seja exercendo representação nas distintas comissões dos Projetos do PBQP-H.

Uma das atuações mais significativas da ANTAC é no projeto Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC). Desde o início do projeto, a ANTC se fez representar, atuando na elaboração e revisão dos regimentos e referenciais normativos que compõem o projeto. Mais recentemente, a ANTAC, por meio do professor Francisco Ferreira Cardoso, da USP, coordena o grupo de trabalho que está revisando o SiAC para sua harmonização com a ISO 9001:2015 e a revisão dos aspectos da ABNT NBR 15.575:2013, conhecida como Norma de Desempenho, nesse referencial normativo.

Na revisão do SiAC que está em vigência, os pesquisadores da ANTAC trabalharam na inserção dos aspectos da ABNT NBR 15.575:2013 no sistema, em parceria com os demais membros da Comissão Nacional do SiAC.

No âmbito do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SIMAC), a ANTAC exerce representação na Comissão Nacional, auxiliando na elaboração e implementação de estratégias e política para esse setor.

Atuação especialmente significativa da entidade se dá no âmbito do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SINAT). Com a recente alteração no regimento geral do SINAT, esse projeto aumentou seu foco de atuação, fazendo a avaliação do desempenho tanto de sistemas construtivos inovadores quanto convencionais. A ANTAC, por meio de professores e pesquisadores especialistas na área, compõe a Comissão Nacional do SINAT e os órgãos colegiados de avaliação técnica tanto de produtos convencionais quanto inovadores.

Nesse contexto, encontra-se em fase de implementação um convênio entre a ANTAC e o PBPQP-H no sentido de viabilizar suporte técnico por parte da entidade às ações voltadas a melhoria do desempenho de produtos inovadores e tradicionais, no já citado SINAT.

Em particular, a associação, representada por pesquisadores e professores atuando nas áreas de materiais e sistemas construtivos, vem atuando no fornecimento de subsídios  e revisão dos parâmetros técnicos das Diretrizes para Avaliação Técnica de Produtos Inovadores, bem como nos Documentos de Avaliação Técnica (DATEC). Nessa mesma linha de ação, os pesquisadores têm dado suporte à elaboração das Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs) de produtos convencionais. Com isso, pretende-se aumentar a agilidade na avaliação de desempenho de sistemas convencionais, atendendo a uma necessidade explícita do setor.

Essas ações ganham destaque na medida que o aprimoramento do PBQP-H faz com que seus vários projetos estejam mais interligados e ressaltem a necessidade de garantia da qualidade e desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos usados em edificações habitacionais, daí a importância da elaboração e disseminação de informações técnicas sobre desempenho, objetivo primordial desses documentos.

Independentemente das representações nas distintas Comissões e Projetos, a ANTAC vem renovando seu compromisso de suporte às ações para melhoria da qualidade e desempenho de materiais, processos e sistemas construtivos, em seus vetores técnicos e gerenciais. Em função disso, ações complementares vêm sendo conduzidas junto à Coordenação do PBQP-H, com a formatação de possíveis parcerias em projetos de pesquisa e inovação.

 

Paulo Roberto Pereira Andery

Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Setembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

20Set14:0017:00Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP)Reunião Ampliação Mercado de Infraestrutura

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */