Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/10/2019

Ações da CANPAT Construção atingem 1.116 trabalhadores em João Pessoa

Com o tema ‘Mais Prevenção, Menos Quedas’, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2018-2019) foi apresentada a 1.116 trabalhadores em mais de 20 canteiros de obras de João Pessoa (PB), entre os dias 7 e 25 de outubro. Realizadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Serviço Social da Indústria (SESI Nacional), as ações educativas na cidade antecedem o evento regional da Campanha, que será realizado no dia 1º de novembro, das 8h às 12h30, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), parceiro local da campanha. Confira a programação do evento e inscreva-se para participar.

“O objetivo da CANPAT Construção é conscientizar profissionais e empresas para a prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro”, explica o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Segundo o presidente do Sinduscon-JP, José William Montenegro Leal, as ações desta edição da CANPAT Construção abrangeram os canteiros de obras das construtoras associadas da região metropolitana da capital. “A Campanha é uma combinação de ações de proficiência que visa promover a cultura da segurança e mobilização que certamente resultará em colaboradores capacitados e satisfeitos, empresas qualificadas e produtivas, atendendo plenamente ao anseio da sociedade”, afirma.


As ações prévias contaram com a participação da engenheira de segurança do trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) Juliana Moreira de Oliveira, representando a CBIC, e do engenheiro de segurança do trabalho do Sinduscon-JP, Daniel Cordeiro.

“Durante as ações de sensibilização, foram disseminados conteúdos para os trabalhadores e gestores que executam as atividades nos canteiros de obras da nossa grande João Pessoa. Tudo começa com educação, conscientização e disciplina, assim nossa meta para um futuro próximo é chegar a zero acidente de trabalho”, diz Daniel.

O Sesi da Paraíba participou das ações por meio dos seus profissionais de segurança do trabalho Erivan da Silva e Sávio Freire. As palestras apresentadas falaram sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha.

“A CANPAT Construção nos remete a um nível mais alto no que se diz respeito a prevenção de quedas em altura, onde a disseminação do conhecimento e lembrança dos conceitos pelos trabalhadores nos apontam caminhos de avanços quanto a conscientização destes nos canteiros de obras de João Pessoa, proporcionando assim mais prevenção e menos queda e mais avanços na produtividade”, explica Erivan.

Um dos primeiros canteiros a receber a ação da CANPAT Construção em João Pessoa foi o do grupo Conserpa Enger. Para o engenheiro civil da empresa, André Medeiros Honorato, a Campanha é uma iniciativa de extrema importância para a construção civil. Confira as fotos!

“Durante o processo de construção, o local de trabalho está em constante transformação o que gera várias situações de risco de acidentes. A reunião foi bastante proveitosa para os nossos colaboradores. A conversa descontraída –juntamente com vídeos e ilustrações – chamaram bem a atenção de todos os presentes, do início ao fim. Tenho certeza que todos absorveram a mensagem que a reunião pretendia passar”, acredita André.

Para o técnico de segurança da MRV Construções, Fabiano Oliveira da Costa, a CANPAT Construção veio em um ótimo momento. “Com umnovo método construtivo sendo utilizado, a palestra foi de extrema importância para tirar as dúvidas, trazer novas informações e orientação para os colaboradores sobre os riscos de queda e como minimizá-los”, comenta Fabiano.

Criada há dois anos em Brasília, a CANPAT Construção é disseminada em todo o Brasil por meio de eventos regionais que visam à conscientização dos empresários e o diálogo com integrantes do poder público em busca das boas práticas de segurança do trabalho. A iniciativa da CBIC e do Sesi Nacional combina esforços com os principais atores da segurança e saúde do trabalho, como os Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil (Seconcis) e os órgãos de inspeção do trabalho.

A CANPAT Construção tem interface com o projeto ‘Realização de Eventos para Discutir e Disseminar a Importância da Segurança e Saúde no Trabalho para o Setor e/ou o Aprimoramento das Relações de Trabalho na Indústria da Construção’, iniciativa da CBIC com a correalização do Sesi Nacional.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-GO
Sinduscon-Joinville
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
APEMEC
Aconvap
Sindicopes
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – Vale
Sinduscon-AP
Sinduscon-PA
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea