
AGÊNCIA CBIC
ABNT disponibiliza revisão de norma sobre manutenção de edificações em consulta nacional até dezembro
Consta em consulta nacional pela Associação Brasileira de Normas Técnicas a revisão da NBR-5674 – Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão da Manutenção.
A Consulta Nacional é realizada inteiramente on line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos Projetos de Normas da ABNT e do Mercosul, conforme instruções apresentadas no próprio site. Foram quase 11 meses de muito trabalho e que contou com a participação de diversas entidades, dentre elas, a CBIC, Sinduscon-PR, Sinduscon-SP, Secovi-SP, Ibape, Caixa Econômica Federal, Ministério Público, Anamaco, entre outras – que juntamente com algumas empresas e profissionais autônomos discutiram a gestão do sistema de manutenção.
A comissão de estudo teve como uma de suas preocupações a de introduzir no corpo da norma as exigências da gestão de manutenção também para edificações já entregues e passíveis de manutenções rotineiras, corretivas e preventivas.
Em grandes centros e nos locais onde as edificações são mais antigas é comum encontrarmos sérios problemas estruturais devido à falta de manutenções preventivas. Há casos de fatalidades ocasionadas por quedas de rebocos e sacadas, onde a causa foi a falta de compromisso do responsável pela manutenção. Uma pequena infiltração numa fachada pode ocasionar a perda do desempenho de seus componentes e os custos de reparo tendem a aumentar com o passar do tempo.
Outro ponto importante da norma é a inclusão do Anexo A – Modelo para elaboração do programa de manutenção preventiva que informa quais atividades e em qual periodicidade deve ocorrer a manutenção.
A “nova” norma de manutenção dá as diretrizes quanto à divisão de responsabilidades (construtoras e moradores/condomínio) e ao planejamento dos trabalhos e complementa as normas NBR- 14037 – Manual do uso, operação e manutenção de Edificações (publicada em 28 de agosto de 2011) e NBR 15575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos — Desempenho (em fase final de revisão). Clique aqui para acessar o projeto, cuja consulta nacional termina no dia 15 de dezembro.