
AGÊNCIA CBIC
22/11/2011
A nova face do mercado imobiliário brasileiro
![]() |
22/11/2011:: Edição 221 |
Jornal O Tempo/BR 22/11/2011
A nova face do mercado imobiliário brasileiro
Diversas transformações vêm ocorrendo no mercado imobiliário nos últimos anos, provocadas pelo crescimento dos negócios do setor, e que têm atraído investimentos de grupos nacionais e internacionais. Esse momento se deve, em parte, à conjuntura nacional e também à crise internacional, que provocou queda no volume de venda de imóveis no exterior, aumentando o interesse pelo mercado brasileiro.
Essas transformações criaram um novo perfil de clientes: muito mais exigentes e informados. Esse novo perfil vem forçando mudanças em empresas e profissionais.
A face mais visível das mudanças são o surgimento de redes de imobiliárias nacionais e a chegada ao Brasil de redes mundiais. Segundo especialistas, com produtividade maior e custos menores, a tendência é que elas tomem conta do mercado, em detrimento de empresas menores. Nos Estados Unidos e em outros países de Primeiro Mundo, cerca de 95% dos negócios imobiliários são realizados por meio de redes.
Toda essa movimentação tem gerado a necessidade de profissionalização das imobiliárias e de qualificação de corretores e pessoal de atendimento, para fazer face à concorrência. A figura do antigo corretor, que fazia negócios de forma amadora, está cedendo lugar ao executivo de vendas.
O seminário Qualificação para o Setor Imobiliário, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, na Fundação Getúlio Vargas, vem ao encontro das exigências do mercado, de adequar seus profissionais e empresas às necessidades desse novo cliente.
|
|
![]() |