Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/02/2024

A investigação de acidentes de trabalho pode prevenir novas ocorrências

Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) dedicam-se à prevenção de acidentes laborais e à proteção da saúde dos trabalhadores. No setor da construção, a investigação de acidentes de trabalho pode evitar o acontecimento de outros acidentes. 

De acordo com a Lei nº 8.213/91, que trata sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, delimita-se a diferença entre acidente e incidente do trabalho da seguinte forma: Acidente de trabalho é o que acontece no exercício laboral a serviço da empresa, ocasionando perturbação funcional ou lesão corporal geradoras de redução ou perda (temporária ou permanente) da capacidade de trabalho e, em alguns casos, morte. Já o incidente é uma ocorrência que não provoca lesão ao trabalhador.

Para evitar a recorrência de acidentes no futuro, é fundamental priorizar a investigação de acidentes laborais, seguindo um processo passo a passo para identificar possíveis falhas e, em seguida, estabelecer medidas preventivas adequadas que impeçam sua repetição.

A coleta de dados deve se iniciar logo após a prestação dos primeiros socorros, reunindo o máximo de informações sobre o acidente de modo técnico e imparcial. É necessário que o ambiente seja analisado cuidadosamente, sejam coletadas informações de testemunhas, além de  verificar a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) no momento do ocorrido.

Após a coleta das informações, é preciso analisá-las e fazer a reconstrução do acidente. Em determinadas situações, orienta-se a presença dos envolvidos no acidente, não com o objetivo de detectar culpados, mas como mais uma ferramenta para o entendimento da situação. 

Após a execução dos levantamentos e identificação das possíveis causas do acidente de trabalho, deve-se elaborar um relatório objetivo e simples, com a descrição de todas as etapas da investigação e dos depoimentos coletados. 

A etapa final inclui que o relatório apresente um plano de ação com sugestões de iniciativas e melhorias que evitem novamente os riscos e impeçam a ocorrência de novos acidentes.

COMPARTILHE!

Fevereiro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
SINDICIG
Sinduscon – Vale
Sinduscon-PLA
Sinduscon-GO
SECONCI BRASIL
Sinduscom-VT
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-Caxias
AELO
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea