AGÊNCIA CBIC
A Gestão de Equipamento de Proteção Individual – EPI
A gestão de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) é muito importante para garantir a manutenção da segurança e a saúde no ambiente de trabalho, mesmo que o uso do EPI seja a última opção na hierarquia das medidas de controle. O correto controle de EPI pode significar a diferença entre um ambiente seguro e um ambiente com riscos, além de contribuir com a produtividade das atividades.
Fazem parte dessa gestão diversas etapas como: a identificação dos riscos ocupacionais, a seleção dos EPIs adequados, a aquisição e fornecimento dos EPIs, o treinamento e conscientização dos trabalhadores, a distribuição e controle do uso dos EPIs, a manutenção, armazenamento e descarte dos equipamentos e, por fim, a confecção e a guarda dos documentos e registros.
A gestão de EPI também pressupõe fazer o acompanhamento da real proteção do EPI versus a ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho dentro das empresas. Esse processo deve ser contínuo e preventivo, e visa garantir que a empresa invista na compra dos equipamentos que melhor se adequam à sua realidade, lembrando sempre que os EPIs fazem parte de um conjunto de ações de prevenção estabelecidas pela higiene ocupacional e a efetividade da proteção só é alcançada com medidas de segurança de forma integrada.
A ausência de gestão de Equipamentos de Proteção ou a ineficácia dela pode comprometer os processos produtivos da organização, impactando negativamente o cronograma da obra e, em última instância, contribuir para a ocorrência de acidentes do trabalho.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).