Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/03/2024

Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, fala sobre a ESE e outros projetos

Liderando o debate no setor da construção no estado, sobre obras de grande impacto para a infraestrutura e a economia pernambucana, como a Escola de Sargentos do Exército-ESE, o Sinduscon-PE recebeu o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro durante a reunião-almoço da entidade, ocorrida nesta segunda-feira, 11, na sede da entidade. Na ocasião, compuseram a mesa de trabalhos o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o General Nilton Moreno, além dos presidentes Antônio Cláudio Couto (Sinduscon-PE) e Rafael Simões (Ademi-PE) e da vice-presidente do sindicato, Betinha Nascimento.  

 A expectativa é que a construção da ESE gere mais de 11 mil empregos direitos e 17 mil indiretos em Pernambuco, transformando a economia da região com as novas demandas que surgirão a partir dela. “De salário, serão R$ 200 milhões por ano”, informou José Mucio Monteiro.  De acordo com o ministro, o investimento será de cerca de R$ 2 bilhões, e sua implantação se estenderá até 2034, tornando Pernambuco um importante polo de formação de recursos humanos para o Exército Brasileiro. “É a maior obra no estado dos últimos anos”, avaliou. “Precisamos nos unir para que ela aconteça. Essa obra não pode sair daqui”, reforçou.  

Para o ministro, é importante que todos se empenhem nesse projeto, diante do retorno que deverá promover na região. “Queremos que a Indústria local participe desse movimento de forma que a economia cresça levando benefícios para a sociedade como um todo”, comentou. 

Sobre a sustentabilidade ambiental, uma das grandes características das obras do complexo, foi colocado em mesa que nesta terça-feira, 12, haverá reunião do Exército com o Ibama a fim de discutir as compensações ambientais necessárias. “Nos últimos três anos estivemos em constante monitoração e negociação com os grupos de interesse com relação à questão ambiental”, informou o general Nilton Moreno.  

O presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, por sua vez, reiterou que a implantação da ESE tem sido uma das obras defendidas pela entidade como sendo de grande importância para Pernambuco. A participação das empresas de construção do estado, em sua maioria pequenas e médias, na execução das obras, foi um dos pontos levantados pela vice-presidente do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento, também vice-presidente da CBIC.  

A bandeira é compartilhada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, representada no encontro por Érico Furtado Filho. “Junto com o Arco Metropolitano e a Ferrovia Transnordestina, a ESE compõe o grupo de obras de maior relevância atualmente para Pernambuco”, disse.  

 Durante a conversa com os empresários, após a apresentação, o ministro adiantou que apresentou áreas do Exército ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife para que estes apontassem as que teriam interesse a fim de desenvolver projetos, inclusive habitacionais entre eles. A reunião foi realizada em conjunto com a Ademi-PE e contou com as presenças de associados das duas entidades. 

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-PE
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-SE
Sinduscon-Caxias
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Porto Velho
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ADEMI – BA
Sinduscon-Oeste/PR
AELO
Sinduscon-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea