
AGÊNCIA CBIC
Radar Trabalhista: Entenda como será a fase de testes do FGTS Digital

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou na última semana, o cronograma de implantação do FGTS Digital. O sistema prevê uma gestão integrada de todo o processo de arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Já apresentado, o programa prevê uma fase de testes para que os empregadores possam conhecer o sistema e ajustar processos internos. Confira como ficou:
19 de agosto de 2023 – Início da fase de testes em produção limitada para as empresas do Grupo 1 do eSocial (faturamento acima de R$ 78 milhões no ano de 2016).
16 de setembro de 2023 (previsão) – Início da fase de testes em produção limitada para as empresas dos demais grupos do eSocial (2, 3 e 4).
10 de novembro de 2023 – Término da fase de testes em produção limitada.
20 de novembro de 2023 – Início da fase de testes em produção restrita para os empregadores de todos os grupos.
1º de janeiro de 2024 – Entrada em produção do FGTS Digital e substituição do SEFIP/Conectividade Social para os débitos de FGTS de fatos geradores a partir da competência janeiro/2024.
Para saber mais detalhes sobre a implementação do sistema, acesse essa e outras notícias relacionadas à área trabalhista, além de uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, no Radar Trabalhista nº 0316/2023 da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 14/08 à 18/08/2023.
Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.
O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).