Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/05/2023

Projeto de desenvolvimento urbano seleciona 12 municípios para parceria

Foi divulgada pelo Ministério das Cidades (MCID) a lista dos 12 municípios brasileiros selecionados para desenvolver projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivos e resilientes ao clima. A iniciativa marca o início da primeira fase do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), que será desenvolvido em colaboração com entes municipais. 

O Projeto DUS é uma iniciativa da Cooperação Brasil-Alemanha que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável no país. A parceria com os municípios selecionados consiste em um trabalho conjunto entre a GIZ Brasil, os governos municipais e outros atores locais para implementar soluções inovadoras em áreas como mobilidade urbana, gestão de resíduos, eficiência energética, entre outras.

Nesta quinta-feira (4) acontecerá a reunião inicial com os proponentes dos projetos selecionados e em seguida as atividades de consultoria especializada, que vão até o dia 2 de agosto. Já no dia 8 de agosto, terá início a segunda etapa, que é o apoio para estruturação do projeto, desenho de um plano de financiamento e assessoria sobre instrumentos de planejamento e financiamento para fins de implementação.

Confira abaixo a lista das cidades e projetos selecionados:

  1. Belém (PA) – Requalificação urbanística e macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Paracuri e Programa de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Mata Fome de Belém do Pará – PROMMAF
  2. Canaã dos Carajás (PA) – Projeto Construindo o Amanhã
  3. Campo Grande (MS) – Plano Municipal de Rotas Acessíveis de Campo Grande (Projeto Piloto da Rede)
  4. Fortaleza (CE) – Caminhos Verdes e Azuis. Microurbanismo Experimental unindo Pessoas, Natureza e Tecnologia/ Por uma cidade mais justa, integrada, inclusiva e sustentável
  5. Itapecuru Mirim (MA) – Projeto de Reestruturação Urbana – Itaparque
  6. Jaguarão (RS) – Cerro da Pólvora Lixo Zero
  7. Nova Friburgo (RJ) – Projeto Integrado de Desenvolvimento Urbano Sustentável em área suscetível à ocorrência de desastres – diagnóstico e proposta de requalificação urbana e ambiental da vila-sede do 2.º Distrito de Nova Friburgo – Riograndina.
  8. Palmas (TO) – Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear
  9. Santo André (SP) – Uma Floresta Municipal para o Jd. Santo André
  10. São Gonçalo (RJ) – Recuperação socioambiental das margens do rio Alcântara (eixo jardim Catarina/Trindade/Complexo do Salgueiro) no município de São Gonçalo/RJ frente às emergências climáticas
  11. Taquaritinga do Norte (PE) – Parque Ambiental Janelas para o Rio
  12. Uberaba (MG) – Projeto Viva o Centro

Durante o processo de seleção das propostas foram estabelecidos critérios de não-repetição e priorização, com o objetivo de garantir a diversidade dos municípios selecionados e a coerência e relevância do conjunto. As propostas foram avaliadas de acordo com a diversidade territorial, diversidade de temas, diversidade de biomas e macrorregiões, além da priorização de municípios liderados por mulheres. 

Entretanto, de acordo com o Ministério, o trabalho das cidades não selecionadas não será em vão. Com várias propostas viáveis, o Projeto DUS planeja sistematizar essas ideias em um grande repositório de projetos municipais de desenvolvimento urbano, em colaboração com seus autores, para que possa ser acessado por diversos órgãos públicos e instituições financeiras. 

 

*Com informações do Ministério das Cidades



COMPARTILHE!

Junho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-PB
Sinduscon – Vale
Sinduscon-DF
APEOP-SP
Ademi – DF
SECOVI-GO
Sinduscon-RR
Sinduscon-BC
Sinduscon-AC
Sinduscom-VT
Sinduscon-Caxias
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea