
AGÊNCIA CBIC
Último dia do 96º ENIC destaca conteúdo de patrocinadores

Diversos patrocinadores do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) apresentaram seus projetos no espaço Núcleo de Conteúdo, durante o último dia de evento, que aconteceu nesta sexta-feira (14), no São Paulo Expo.
O primeiro tema do dia apontou soluções e aprendizados do maior hub de construtechs do Brasil. Apresentado pela vice-presidente de ecossistema da Acate, Paula Lunardelli, a empresa tem como propósito impulsionar o ecossistema de inovação, transformando pessoas e negócios. A palestra abordou os aprendizados e as soluções da Vertical Construtech da Acate, composta por empresas de tecnologia que constituem o maior hub de inovação entre empresas do mercado imobiliário e da construção civil.
Durante sua apresentação, Paula Lunardelli apontou a parceria fechada durante o 96º ENIC entre Acate e a Sienge. Paula contou que já foi membro do grupo CBIC Jovem e que entrou agora no evento como patrocinadora. “Essa conexão toda veio por causa da CBIC. A gente sabe a relevância da empresa de todas essas empresas em conjunto. O ENIC promove muita conexão”, destacou.
As startups da Acate debateram a indústria 4.0 e tecnologias e inovação, gestão dentro e fora da obra. Participaram com a mediação de Ramon Valente, as empresas:
- Otus – representada por Arthur Oliveira
- Augin – representada por Juan Carlos Germano
- Blocco Ag – representada por Francisco Dullius
E com a mediação de Gildo Alves os painéis das empresas: :
- Allie tecnologia – representada por Tiago Perucci
- BMT arquitetura – representada por Luisa Ribeiro
- Hinc – representada por Maristela Paes Leme
Outra patrocinadora presente durante o último dia foi a Mais Controle, responsável pelo tema “A Nova Gestão de Obras: Como a Tecnologia Está Revolucionando a Construção Civil”. A empresa fornece software de gestão online para o setor da construção. O Co-Founder COO/CEO da Mais Controle, Marcel Ribeiro, apontou os principais desafios da construção. “Essa abordagem moderna procura integrar as informações e etapas do processo de construção, a fim de otimizar o desempenho das obras, reduzir custos e prazos e aumentar a qualidade e rentabilidade dos empreendimentos”, apontou.
Outro tema foi sobre performance na construção com Last Planner System (LPS) e gestão de dados com foco na execução, abordado pelo CEO da empresa PhD Engenharia, Pedro Nery. Uma empresa especializada em gestão de obras e a assessoria de projetos de construção industrial e civil por meio de dados, através de ferramentas inovadoras. “A obra na palma da sua mão é o que a PhD Engenharia se propõe a fazer nas suas entregas, e com um time altamente especializado, entregam gestão com performance para uma melhor tomada de decisão dos nossos clientes”, destacou.
O patrocinador que encerrou o espaço Núcleo de Conteúdo foi a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. A parceria para gerar valor para profissionais e empresas da indústria da construção por meio de práticas em ESG. “As atividades humanas são tão dependentes das engenharias, que não pode avançar em desenvolvimento sustentável e ESG sem a participação dos engenheiros. Nós somos a alavanca para atingir as metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, destacou.
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.