Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/04/2023

Mudanças para ampliar acesso ao MCMV e o desempenho econômico da construção ocupam o noticiário

A perda de recursos das cadernetas de poupança, que já somam R$ 41,5 bilhões no primeiro trimestre desse ano, e a manutenção da taxa de juros muito alta foram apontadas como principais motivos para a redução na expectativa de crescimento da construção neste ano, de 2,5% para 2%. Os números divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o desempenho econômico do setor foram destaques no Jornal da Record News na noite desta quarta-feira (12).

Em entrevista ao noticiário, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, explicou que os empresários ficam temerosos em lançar novos empreendimentos, com a perspectiva da limitação de crédito para os seus clientes. Os dados econômicos foram apresentados na terça-feira (11), primeiro dia do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo.

Jornais também repercutiram as mudanças nas regras para aumentar o acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida. As alterações no financiamento em fase de planejamento pelo Ministério das Cidades pretendem reduzir o valor de entrada do imóvel para as pessoas de menor renda. As linhas foram antecipadas pelo ministro Jader Filho durante participação no 96º ENIC, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Em reportagem, o Portal Poder360 publicou declarações do ministro em que afirma que haverá subsídios do governo federal, dos governos estaduais e das prefeituras nas faixas 1 e 2 do programa.

O jornal Folha de S. Paulo destaca outro anúncio do ministro das Cidades durante o ENIC e confirmado no Diário Oficial desta quinta-feira (13). O jornal cita o limite de R$ 170 mil de subvenção econômica para o Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial ou do Fundo de Desenvolvimento Social.

 

Confira as publicações: 

https://www.youtube.com/watch?v=aVaKb5n2bac

https://www.poder360.com.br/governo/jader-filho-sugere-mudanca-no-financiamento-de-imoveis-com-fgts/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/04/valor-maximo-do-minha-casa-minha-vida-sera-de-r-170-mil-para-faixa-1.shtml

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
ASSECOB
Sinduscom-VT
Sinduscon-RO
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Mossoró
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SM
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-GO
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros