
AGÊNCIA CBIC
CBIC traz cases de sucesso de inovação aberta na construção

A inovação aberta tem sido uma das principais tendências na indústria da construção, e o tema foi destaque em um dos painéis da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). No debate desta quarta-feira (12), foram apresentados diversos cases de sucesso que mostraram como a inovação aberta pode ajudar a impulsionar o setor.
A inovação aberta é um modelo de gestão empresarial voltado para a inovação que promove a integração entre pessoas e organizações externas à empresa. O painel mostrou a importância dessa colaboração externa para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, com cases que podem impulsionar a criação de novos projetos e produtos, além de melhorar a qualidade dos processos e aumentar a eficiência.
A primeira empresa a apresentar o case foi a Cyrela, uma das principais construtoras do país. A head de inovação da empresa, Daniele Oliveira, mostrou como a inovação aberta tem sido fundamental para a criação de novos projetos e produtos. “A nossa missão é evoluir o core bussiness por meio de tecnologia, dados e visão de futuro, e agregar ao nosso ecossistema novos negócios que maximizem a captura e a entrega de valor”, pontuou. A Cyrela criou uma plataforma online para receber ideias e sugestões de inovação de colaboradores internos e externos, incluindo clientes, fornecedores e parceiros.
Outra empresa que trouxe case foi a Terracotta Ventures, uma startup da construção que tem se destacado no mercado com soluções inovadoras. O cofundador Marcus Vinicius Anselmo apresentou como a inovação aberta tem sido fundamental para a criação de novos produtos e soluções na empresa. A Terracotta Ventures tem uma rede de colaboradores externos que contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de construção.
O Grupo Kallas, uma das principais construtoras de São Paulo, também apresentou seu case de inovação aberta. O coordenador de projetos BIM do Comitê de Inovação do Grupo Kallas, Renan Galvão Wanderley, mostrou como a empresa está usando a tecnologia BIM (Building Information Modeling) para otimizar o processo de construção.
Este painel tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social – CRS/CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.