
AGÊNCIA CBIC
Sondagem da Construção sinaliza momento de incerteza no cenário nacional

Os níveis de atividade e de emprego da indústria da construção recuaram em novembro de 2022, conforme dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta quinta-feira (15/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“Os resultados sinalizam o momento de incerteza presente no cenário nacional. Os dados do Caged, de outubro, foram positivos, mas demonstraram uma redução do patamar de contratações”, destaca a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
No entanto, apesar do recuo em novembro, o nível de atividade do setor segue elevado.
A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuou um ponto percentual, para 67%, mas permanece em patamar elevado no período, no maior resultado para meses de novembro desde 2013.
Em linha com a moderação da atividade, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção apresentou a terceira queda consecutiva, apesar de continuar em patamar de otimismo em dezembro.
De acordo com a sondagem, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses tornaram-se mais moderadas e a intenção de investir dos empresários da construção perdeu um pouco de força.