Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/12/2022

Foi dada a largada ao curso de capacitação em ESG para líderes do setor da construção

Sustentabilidade é o foco da capacitação em ESG para líderes do setor da construção, promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), iniciado nesta quinta-feira (15). 

O consultor ESG da Global Engenharia Ambiental, José Tocchetto de Oliveira, explicou que o curso visa apresentar conceitos e informações sobre a sustentabilidade e suas dimensões:  ambiental, social e governança, do inglês Environmental, Social, and Governance (ESG). Segundo ele, são temas que estão pautando as discussões no meio empresarial, quando se fala em investimentos em ações, gestão socioambiental da cadeia de fornecimento, redução de riscos do negócio e da reputação, levando as empresas a implementarem boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

“A ideia é conscientizá-los e provocá-los a pensar em ESG de forma estratégica, tática e operacional. O ESG é a forma mais eficaz de implementação da sustentabilidade nas organizações”, apontou. 

O primeiro dia de capacitação contou com uma explicação sobre a história da expressão ESG, além de um alinhamento da definição e entendimento do termo. “ESG refere-se a como as empresas e investidores integram preocupações ambientais, sociais e de governança em seus modelos de negócios. É também um conjunto de valores e critérios éticos e transparentes que guiam a atuação das empresas de modo a valorizar questões ambientais sociais e de governança corporativa”, disse.

Tocchetto destacou ainda a importância do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras. O engenheiro levantou uma reflexão sobre a real necessidade do atual consumo e a elevada geração de resíduos pela sociedade. Ele ressaltou a importância de incentivar o chamado consumo circular, que resulta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. “Economia circular é uma filosofia de vida”, apontou.  

Ao considerar a construção civil, Tocchetto destacou a governança como aspecto fundamental para que as empresas se estruturem adequadamente para a implementação dos pilares social e ambiental. Para ele, a gestão de fornecedores é ponto fundamental. “É essencial um programa de gestão socioambiental de fornecedores, com critérios de seleção, homologação e monitoramento. É uma oportunidade para alinhamento do propósito da organização com a agenda ESG”, explicou . 

O curso terá continuidade nesta sexta-feira (16) a partir das 8h30 (horário de Brasília) com o tema inicial: Benefícios de “ser” ESG.

Clique aqui e acompanhe o segundo dia de curso!

 

A iniciativa tem interface com o projeto “ESG/ASG no Setor da Construção”, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Maio/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
SECOVI-GO
Sinduscon-SE
Sinduson – GV
Sinduscon – Vale
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Assilcon
Sinduscon-RN
Sinduscon-MG
ADIT Brasil
Ademi – PE
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.