
AGÊNCIA CBIC
Dirigentes da construção civil no AM avaliam oportunidades para o mercado

Cumprindo agenda na Região Norte, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou no dia 20/07, em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), o evento “Futuro e expectativas da construção civil e mercado imobiliário”.
Exclusivo para os empresários do setor da construção da região, o encontro realizado em Manaus contou com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e da consultora técnica Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, representante no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS).
Confira, a seguir, depoimentos dos presidentes da Ademi e do Sinduscon do Amazonas sobre a importância da visita da CBIC para discutir assuntos pertinentes ao setor:
Albano Máximo Neto
“A visita da CBIC foi muito importante para o mercado imobiliário local, porque deu uma visão global de futuro, com algumas perspectivas de presente e futuro. Foi muito importante também a vinda da doutora Henriqueta, que é sem dúvida a maior autoridade do Fundo de Garantia, para mostrar aos associados o que tem disponível e quais os tipos de financiamento, quais as taxas de juros que estão sendo cobradas e as facilidades que o FGTS está oferecendo”, mencionou o presidente da Ademi-AM.
Frank Souza
“A visita da CBIC ao estado do Amazonas, principalmente a Manaus, que representa 90% da economia do Estado, foi muito importante para aproximar o empresário local, após a pandemia, e possibilitar o acompanhamento das ações da entidade em prol da melhoria da construção civil a nível nacional e estadual.
Maria Henriqueta, curadora do nosso FGTS, apresentou as novas medidas do Casa Verde e Amarela, principal frente do habitacional no Estado do Amazonas, representando 90% do que é construído. Trouxe as mudanças em relação à renda familiar, à redução da taxa de juros, ao motivo da aprovação do cadastro da família interessada em comprar um imóvel, mudando critérios e dando condições às famílias para se habilitarem à moradia.
Outros detalhes da visita foram relacionados à dificuldade, tanto a nível local quanto nacional, do aumento dos insumos há seis trimestres consecutivos; à melhoria do PIB do setor da construção civil, apesar de todas as adversidades, e ao aumento do emprego na construção durante e pós-pandemia. O futuro da construção no Estado do Amazonas também segue esses moldes de crescimento, apesar de com índices menores.
A visita do nosso presidente José Carlos e sua equipe nos traz um alento e, também, um reforço naquilo que é a questão de estar alinhado com o poder público, com a força dos nossos parlamentares e com as eleições presidenciais, que é o nosso próximo embate. Ressalta aquilo que alguns locais fizeram pela construção civil local e nacional, como o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), que muito trabalhou para a solução ambiental, na questão do RET. O futuro da construção depende muito desse trabalho que foi conclamado aos empresários locais do Estado do Amazonas, para que se movam na direção de fazer boas escolhas, de trazer esses candidatos potenciais para discussões, para apresentar o setor da construção civil”, destacou o presidente do Sinduscon-AM.
O encontro realizado em Manaus tem interface com o projeto “Incentivo à Sustentabilidade na Indústria da Construção” da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.