
AGÊNCIA CBIC
Covid-19: Empresa Belgo Bekaert promove campanha ‘Máscaras do Bem’

A Belgo Bekaert está adotando uma série de ações de apoio à sociedade para reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus no mundo e no Brasil. Além de iniciativas próprias destinadas às comunidades onde a empresa atua, a produtora de arame está integrando redes colaborativas para ajudar no combate à doença. Entre elas, destaca-se o investimento na confecção máscaras para serem distribuídas entre os 4,5 mil colaboradores da empresa. Na primeira fase do projeto ‘Máscaras do Bem’ já foram entregues 35 mil unidades.
De acordo com Clarisse Drummond, gerente geral de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Bekaert, no total, considerando o que será feito para ser entregue aos familiares e os panos cedidos para as costureiras, o número estimado de doações é de 138 mil. A gestora explica que a ideia surgiu com a necessidade de distribuir máscaras internamente para toda a empresa, em um momento que estava com falta de insumos no mercado. A partir daí, a empresa lançou um desafio para as comunidades onde tem filiais, que são as cidades mineiras de Contagem, Sabará, Vespasiano, Itaúna, além de Osasco e Sumaré, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia. As pessoas ou empresas que pudessem fabricar mil máscaras em uma semana poderiam se inscrever. “A gente tinha um modelo padrão de máscara, e pagaríamos a mão de obra. Ajudamos quem estava precisando no momento, mas ao mesmo tempo a comunidade nos ajudou muito, provendo essas máscaras num momento delicado e imprescindível. Essa iniciativa reflete muito do que a gente acredita, que as relações são uma via de mão dupla, a gente ajuda a comunidade e eles nos ajudam também”, destacou Clarisse.
A responsabilidade social é um dos pilares da Belgo, que está atenta às necessidades da população. Clarisse explica que a empresa tem um propósito que chama ‘Gente criando uma vida melhor’ e que Máscaras do bem foi feito dentro desse escopo. “A partir do projeto, a gente realmente cria uma vida melhor para quem precisa, não só para nosso empregado, deixando-o protegido, mas também para a comunidade, fazendo a economia girar”, frisou.
Segundo Clarisse, a ação serve também para reforçar que a Belgo Bekaert acredita no poder das boas práticas. “A importância de ações como essa para os empregados e público interno é fundamental, as pessoas se reconhecem, se engajam, se veem na verdade de tudo que a gente prega, o que coloca em prática nosso propósito”.
A Belgo Bekaert e a ArcelorMittal – siderúrgica que é acionista majoritária da fabricante de arames – conquistaram um resultado inédito com o projeto “Máscaras do Bem’, alcançado uma capacidade de produção de mais de 2 milhões de máscaras. “Como não tinha necessidade de tanto, utilizamos parte das máscaras para os empregados, mas também doamos mais tecidos para essas pessoas fabricarem o artefato, distribuírem no entorno delas ou venderem para gerar renda”, ressaltou a gerente geral de Gente, Cultura e Engajamento da empresa.
Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).