
AGÊNCIA CBIC
Amazônia Legal é tema de fórum de infraestrutura na região Norte

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) vai promover o Fórum Infraestrutura Regional – Edição Norte, no dia 13 de março, de 9 às 17 horas, em Belém (PA). Tendo o governo do Estado do Pará como anfitrião, serão discutidas ações de desenvolvimento, com foco na região da Amazônia Legal.
O fórum pretende reunir os nove governadores da Amazônia Legal (Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e Roraima) para avaliar estratégias para a retomada do crescimento a partir do investimento em infraestrutura, que deve ser tratado como prioridade.
Ao articular tal discussão, a Abdib visa traçar estratégias locais para a retomada do crescimento econômico suportadas por programas de investimentos em infraestrutura, importante vetor para o aumento da produtividade, da competitividade e do desenvolvimento social.
Adicionalmente, o fórum vai oferecer oportunidade para os governadores e secretários estaduais explicarem a governança e a consistência das estruturas públicas que conduzem o trâmite dos investimentos para o setor privado.
As inscrições já estão abertas. Garanta a sua!
Confira a programação completa:
9h – Abertura: Helder Barbalho, governador do Pará e André Clark, CEO da Siemens e vice-presidente do Conselho de Administração da Abdib
9h30-12h30: A agenda de oportunidades em infraestrutura para na região da Amazônia Legal
- Helder Barbalho, Governador do Pará;
- Waldez Góes, Governador do Amapá;
- Flávio Dino, Governador do Maranhão;
- Mauro Mendes, Governador do Mato Grosso;
- Wilson Miranda Lima, Governador do Amazonas;
- Gladson Cameli, Governador do Acre;
- Marcos Rocha, Governador de Rondônia;
- Mauro Carlesse, Governador do Tocantins;
- Antonio Denarium, Governador de Roraima.
Moderadores do painel com os governadores: André Clark, CEO da Siemens e Deborah Arôxa, Secretária Especial de Assuntos Federativos do Governo Federal
14h – Apresentação dos principais projetos de PPPs e Concessões dos Estados
- Ítalo Cesar Soares De Medeiros, Secretário de Estado de Infraestrutura do Acre;
- Alcir Figueira Matos, Secretário de Estado de Infraestrutura do Amapá;
- Marcellus Câmpelo, Secretário-executivo de Infraestrutura do Amazonas;
- Antonio Nunes, Presidente da MAPA – Maranhão Parcerias
- Marcelo De Oliveira e Silva, Secretário de Infraestrutura do Mato Grosso;
- Antonio de Deus Pádua De Andrade, Secretário de Transportes do Pará;
- Sérgio Gonçalves da Silva, Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia;
- Edilson Lima, Secretário de Infraestrutura de Roraima;
- Juliana Passarin, Secretária da Infraestrutura do Tocantins.
Moderação: Dyogo de Oliveira, presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa)
16h – Desafios e alternativas para concretizar investimentos
- Martha Seillier, Secretária do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal;
- Fábio Abrahão, Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES;
- Cláudia Prates,diretora-geral do New Development Bank Brasil
- Braselino Assunção, presidente do Banpará.