
AGÊNCIA CBIC
Sinduscon-Rio comemora 99 anos de história e muito ainda por fazer

O Sinduscon-Rio completou no último dia 1º de setembro 99 anos de história. Berço do associativismo brasileiro, nasceu, em 1919, como a pioneira Associação dos Construtores Civis do Rio de Janeiro, quando ainda não existia no Brasil a figura jurídica do sindicato. Foi a primeira experiência do setor a apontar para a união como forma de defesa dos interesses legítimos de uma categoria e a promover o desenvolvimento econômico de um setor, com impacto positivo para toda a sociedade. Em sua trajetória, o sindicato se destaca por acompanhar a evolução e diversificação de atividades que acontecem no passar dos anos, liderando o setor nos momentos mais pujantes e nos mais desafiadores, sempre trabalhando para fomentar o desenvolvimento tecnológico e projetar o futuro.
“Ao longo do tempo, o Sinduscon-Rio colocou o setor em iniciativas muito importantes, como o “Programa Alfabetizar é Construir” nos canteiros de obras, que alfabetizou trabalhadores que vinham de fora. Além disso, após a extinção do BNH e quando a Caixa passou a gerir vários programas diretamente, como o de Cooperativas Habitacionais, conseguiu, junto à entidade pública, viabilizar o programa através da implantação do INCC-FGV para a correção dos contratos de empreitadas e instituiu junto aos construtores locais aquisições conjuntas que hoje são representadas pelas Cooperativas de Compras”, menciona Roberto Kauffmann, atual presidente da entidade, destacando algumas das realizações importantes nesses últimos anos. Kauffmann também destaca que o Sinduscon-Rio tem atuado de forma relevante junto às entidades públicas: municipais, estaduais e federais para resolver todos os assuntos ligados ao setor no Rio de Janeiro.
Caminhando para o seu centenário, além de celebrar tudo o que foi feito e construído nesses 99 anos, é preciso pensar em tudo o que ainda é preciso fazer. Diante disso, o futuro presidente do Sindicato, João Fernandes, eleito para o mandado de 2018/2021, com posse em 15 de outubro de 2018, planeja aumentar o número de associados. “Pretendo ajudar a desenvolver as pequenas construtoras e os subempreiteiros, onde está a maior carência. Precisamos dar suporte para melhorar o planejamento estratégico e gestão empresarial focada na construção civil”, comenta João Fernandes, presidente eleito para entidade, no último dia 28/08.